O novo título lançado pelo colunista da Revista Apólice, advogado e jornalista J.B. Oliveira, “Mostrando a Língua” é um livro de natureza didático-lúdica, ao estilo de outras obras do mesmo escritor,como: Falar Bem é Bem Fácil; Como Promover Eventos – Cerimonial e Protocolo na Prática; Iluminação Interior – Mensagens e Temas para Meditar, entre outros.
Em quarenta e cinco títulos, aborda a temática da Língua Portuguesa de forma leve e descontraída, sem abrir mão do conteúdo educativo. É assim que esmiúça diversos pontos de interesse do idioma, como expressões idiomáticas: “Quem não tem cão caça com gato”; vícios de linguagem: “Pleonasmos escrachados, dissimulados e sutis”; frases famosas: “Fi-lo porque qui-lo”, “Navegar é preciso, viver não é preciso”; dúvidas recorrentes: “A velha questão do VOCÊ”; o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: “No novo acordo, acentuação rima com recordação” etc. Por fim, traz um bloco especial voltado ao civismo: “Nós e a Pátria”; “Anunciaram o Hino Nacional! O que devo fazer?”
O livro tem apresentação de Kelly Lubiato, jornalista, editora da Revista Apólice; prefácio de Manuela Rodrigues, professora de redação, autora dos livros “Por favor, não massacre a língua portuguesa” e “Comunicação e Objetividade”; e prólogo de Frances de Azevedo, advogada, poeta e escritora, membro da Academia Cristã de Letras.
O texto de abertura da obra: “A Faesp e o livro” é do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Faesp e do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Dr. Fábio de Salles Meirelles.
A.C.
Revista Apólice