Entre as primeiras seguradoras a receber autorização da Susep para comercializar microsseguros, a Caixa Seguros já comercializou 30 mil apólices em pouco mais de um mês. A modalidade foi regulamentada pela Susep em julho do ano passado e as empresas do setor já começaram a adequar seus produtos.
“Há uma forte tendência na popularização dos seguros, pois uma grande parcela da população ainda não está protegida financeiramente. Esses produtos acessíveis vão cumprir esse papel”, explica o presidente do Grupo Caixa Seguros, Thierry Claudon.
Os primeiros microsseguros trazem assistência funeral, indenização por morte acidental, cesta básica e sorteio mensal de até R$ 60 mil reais. É encontrado nas casas lotéricas de todo o País, com valores a partir de R$ 30 reais por ano.
“Para nós, esse trabalho já está em andamento há anos, pois o foco nos segmentos mais populares sempre esteve no DNA da companhia”, explica Claudon. A companhia já comercializou cerca de 21 milhões de seguros populares desde 1995.
Esses seguros populares inspiraram a criação dos microsseguros, ainda mais acessíveis e de venda mais fácil. A nova modalidade se baseia em três pilares: preço baixo, ampla rede de distribuição e processo de venda simplificado. “A Caixa atende a todos esses requisitos, com preços mensais equivalentes a R$ 2,50, mais de 60 mil pontos de venda em todo o país e processos simplificados que permitem a aquisição de uma apólice em questão de segundos”, explica o executivo.
O desenvolvimento dos microsseguros foi uma exigência do próprio mercado, dentro do processo de inclusão econômica que o país passou nos últimos anos. “Em famílias com renda mais baixa, uma eventualidade pode ter um efeito financeiro em cascata e envolver pequenos comerciantes locais, parentes ou até mesmo vizinhos”, finaliza Claudon.
J.N.
Revista Apólice