Regras para Elaboração e Registro de Clausulados – Desafios, Oportunidades e Soluções foi o tema da quinta edição do evento “Café com Seguro” promovido pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência, no último dia 18 de Junho de 2013,em São Paulo, no Auditório do Sindseg-SP.
Após o café da manhã e recepção dos participantes, o coordenador dos trabalhos, diretor de Relacionamento com o Segmento de Seguros Gerais e coordenador da Cátedra de Seguro de Danos e Riscos Financeiros, o Ac. Edmur de Almeida abriu o evento, destacando as motivações para a realização de encontros como o Café com Seguro: “O nosso papel fundamental é sempre promover estudos que contribuam para o desenvolvimento das instituições do seguro e da previdência privada de modo a provocar o debate e a pesquisa. O mercado vem mudando, os segurados estão mais exigentes, aparecem novas demandas e a palestra a seguir será ótima para visualizarmos essas oportunidades que surgem como a abertura do resseguro, entre outros fatores”.
Em seguida, o acadêmico João Marcelo M. Ricardo dos Santos deu início a palestra relembrando acontecimentos históricos relacionados à Susep, o IRB e fatos que influenciaram na elaboração e registro de produtos desde 1985. O palestrante também argumentou sobre métodos e processos de aprovação de produtos praticados pela Susep e exemplificou com situações práticas aplicadas entre Seguro de Danos e Pessoas, Cláusula de Arbitragem, Seguros de Riscos de Engenharia e mais. “Seria mais producente se a Susep se restringisse ao papel dela na avaliação da atuação técnica dos produtos e o mercado tivesse a liberdade para buscar adequação, atender os direitos do consumidor, errar, acertar, mas sempre de forma tecnicamente adequada e de acordo com a legislação”, afirma João Marcelo.
Após uma hora e meia de palestra, a plateia interagiu para debateram o assunto, a postura do judiciário e da Susep. “Esse tema é direcionado às pessoas responsáveis pela elaboração de produtos na seguradora e na resseguradora, aquiem São Paulohá uma concentração desse público e tivemos êxito nisso. Achei muito interessante a participação e o final foi muito bom e produtivo”, se posicionou o Ac. Edmur.
Assim também, o Ac. João Marcelo concordou com a boa repercussão do evento e afirmou que: “Fiquei muito feliz em ser convidado pelo Edmur para abordar esse tema. O evento no Rio de Janeiro foi bom e nós vimos que tinha potencial para fazer o mesmo aqui em São Paulo”.
A.C.
Revista Apólice