A Pósitron inicia, neste mês, a comercialização de rastreadores para automóveis com a opção de adicionar um seguro contra roubo e furto do veículo. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 21 de maio. Segundo o gerente de negócios da unidade de rastreamento da Pósitron, Alcides Prates, o índice de recuperação de veículos da empresa ultrapassa os 90%. Esse serviço é para os 10% que não são recuperados. O público-alvo são pessoas físicas e pequenos empresários. “Não queremos concorrer com o seguro tradicional, mas ser uma segunda opção para quem não consegue contratar o seguro”, afirmou.
Uma das vantagens do produto da Pósitron em relação aos concorrentes, disse a gerente de marketing, Kelly Nakaura, é a possibilidade de adicionar o seguro (oferecido pela seguradora Cardif) a qualquer um dos planos de rastreamento já existentes. O plano mais básico, com o seguro, sai a partir de R$ 75,90 mensais, dependendo também do modelo do carro. Há ainda a possibilidade de adicionar no pacote o plano de assistência 24 horas, já tradicional nos seguros de automóvel oferecidos pelo mercado segurador tradicional – que inclui guincho, troca de pneu, entre outros.
Como a apólice do seguro deverá ser renovada anualmente, Prates garante que a primeira renovação será automática, mantendo os mesmos preços contratados pelo cliente. Do segundo para o terceiro ano, o contrato é cancelado e a empresa entra em contato com o cliente para saber se há interesse em continuar com o serviço – e os preços são recalculados.
“Um dos diferenciais deste seguro é a diminuição da burocracia: não há análise de perfil do condutor, nem vistoria, nem região por onde transita”, disse Prates.
Os veículos aptos a contratar o serviço de rastreamento com seguro são aqueles com no máximo 15 anos de fabricação e o limite para indenização é de até R$ 70 mil – mesmo que o valor do carro seja superior ao estipulado (conforme a tabela FIPE).
A princípio, apenas os postos de venda cadastrados pela Pósitron (como lojas de acessórios automotivos) comercialização os planos de rastreador com seguro. A empresa está presente em cerca de 18 mil postos de vendas, mas por volta de mil venderão este produto. “A expectativa é atingir 5 mil novos veículos na nossa base neste primeiro ano”, comentou Prates.
Jamille Niero /Revista Apólice