A Brasil Insurance está direcionando seus olhares para as corretoras de seguros de pequeno e médio porte, com faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 2,5 milhões. De acordo com o vice-presidente do Conselho de Administração da empresa, Fabio Franchini, a empresa já tem destinado para este fim um investimento de R$ 40 milhões.
A empresa de capital aberto já adquiriu 47 corretoras de seguros de médio porte e negocia com mais de 50, atualmente. Franchini explica que o processo de aquisição é bastante demorado e detalhado, porque o corretor que passa a integrar o Grupo também se torna sócio do negócio.
Os novos parceiros devem sair de um universo de mais de 3,5 mil corretoras cujo faturamento estão no nível citado. “Estamos em busca do corretor menor porque ele é um dos nossos principais concorrentes”, comenta Franchini. A mudança da política do Grupo foi motivada por pesquisas realizadas com corretores de seguros, que mostrou a sua propensão a trabalhar em grupos.
Em princípio, a aquisição de novas corretoras de seguros deverão acontecer nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entretanto, Franchini declara que há interesse de expansão nas regiões Sul (onde ainda não tem presença em Santa Catarina) e no Centro-Oeste do Brasil.
A produção da Brasil Insurance, em 2012, foi colocada em 27 seguradoras do mercado. Sobre a atuação no mercado de vendas online, Franchini lembrou que o Grupo já conta com a Economize no Seguro em seu quadro de associados, mas ele não acredita que a venda inteiramente eletrônica faça parte da realidade brasileira num futuro próximo. “Há uma enorme dificuldade em comparar preços e produtos de seguradoras diferentes. Estamos criando plataformas para vendas de produtos de fácil contratação, como seguro viagem e equipamentos eletrônicos, por exemplo”.
Kelly Lubiato