Ultima atualização 25 de março

Palestra tem como tema a arbitragem de seguro e resseguro

 

“Mediação  e Arbitragem nos Contratos de Seguro e Resseguro” foi o tema da palestra proferida pela sócia da JBO Advocacia, Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, no dia 13 de março, na sede da APTS,em São Paulo(SP). A partir de sua experiência de 20 anos de atuação em seguro e resseguro, no mercado nacional e internacional, inclusive por meio de sua parceria com o escritório DAC-Beachcroft, a advogada demonstrou a aplicação prática da lei em seguro e resseguro. Ela também enfocou as controvérsias que comumente surgem no mercado a respeito dos métodos alternativos de resolução de litígios, com ênfase na arbitragem no Brasil.
Marcia Cicarelli ressaltou que o princípio essencial da arbitragem é a autonomia de vontade das partes. Daí porque, nos contratos de adesão, como é o caso do contrato de seguro, a lei prevê que a cláusula compromissória (cláusula inserida em contratos, prevendo que os conflitos daí originados serão resolvidos por arbitragem e não pela via judicial) não vincula o segurado-aderente. Exceção se for opção do próprio segurado a utilização desse mecanismo ou se tiver concordado expressamente com tal previsão contratual.
Neste caso, a lei determina que o contrato deva ter a assinatura específica do segurado para essa cláusula, que deverá ser redigida em negrito ou, ainda, em documento apartado. “A intenção da lei é clara: a cláusula de arbitragem não pode ser contratada por adesão. Exige-se, para sua validade, a expressa manifestação de vontade do segurado”, explica.
Também por força do princípio da autonomia da vontade, a arbitragem, diferentemente do processo judicial, permite às partes a escolha da lei aplicável e do local de realização da arbitragem.  Para Marcia Cicarelli, tal possibilidade é de importância fundamental em contratos com vocação internacional, como é o caso do resseguro. Mas também se mostra importante em casos de seguro, já que as partes podem optar pela utilização, como regra de julgamento, de princípios gerais de direito, usos e costumes e das leis de mercado. A advogada frisa que a lei é muitas vezes omissa sobre os diversos conflitos que envolvem a matéria de seguros.

Mudança na lei traria “engessamento”
Daí os motivos pelos quais Marcia Cicarelli descarta a necessidade de qualquer mudança na aplicação da lei de arbitragem aos contratos de seguro e resseguro, conforme propõe o Projeto de Lei 3.555/04, em trâmite na Câmara dos Deputados. Para ela, a lei brasileira (Lei 9.307/96) é bastante moderna. Além de ter como base a lei espanhola e a lei modelo da Uncitral, a Lei de Arbitragem abriga, ainda, as disposições da Convenção do Panamá e da Convenção de Nova York.

Exemplo da Espanha
Convidado por Marcia Cicarelli, o advogado espanhol Paulino Fajardo, sócio sênior do DAC-Beachcroft, fez uma participação especial na palestra, apresentando sua experiência como árbitro e mediador na resolução de disputas internacionais, principalmente na área de direito contratual, seguros e responsabilidade civil. Advogado na Espanha e no Reino Unido, Fajardo é especialista na aplicação das ADR (Alternative Dispute Resolutions) ou Medidas Alternativas de Resolução de Conflitos.
Em sua exposição, Paulino demonstrou que na Espanha, país onde há dez anos o panorama do Poder Judiciário era parecido com o brasileiro – com processos demorados e cartórios sobrecarregados -, vem ocorrendo uma mudança cultural por parte dos advogados, que passaram a viabilizar a adoção de medidas alternativas de resolução de conflitos para seus clientes. A consequência, segundo ele, foi a maior celeridade na obtenção de resultados, mesmo com o grande número de litígios.
A experiência de ambos os advogados proporcionou uma visão completa de como as formas alternativas de resolução de conflitos – mediação e arbitragem – podem ser vantajosas. Tanto sob as perspectivas de economia de tempo, confidencialidade e segurança na decisão final, como até de uma melhor aproximação das partes em uma negociação bem direcionada, na qual o papel do advogado preparado é fundamental.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock