Em agosto de 2013 está prevista para entrar em vigor a resolução 245 (Simrav), a lei que prevê a instalação do equipamento antifurto em todos os veículos fabricados no Brasil. A lei deve incentivar a diminuição dos índices de roubo e furto de veículos no Brasil.
De acordocom a Gristec, (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), a vantagem para o consumidor será poder optar ou não pela ativação do serviço de localização e bloqueio. Se escolher a ativação, o processo é feito remotamente (over the air), ou seja, o condutor não precisa mais levar o automóvel a uma concessionária ou prestador de serviço.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está certificando os fabricantes de equipamentos antifurtos. Algumas empresas associadas da Gristec já foram homologadas.
Além da garantia do sigilo das informações de localização, o proprietário do veículo ganha mais segurança ao ter o equipamento antifurto instalado, considera a associação. Isso porque, será parte integrante do carro, e caso o dispositivo seja retirado ou adulterado, o automóvel perde, automaticamente, sua funcionalidade se autobloqueando.
J.N.
Revista Apólice