Ultima atualização 28 de novembro

Vencedor do Prêmio de Jornalismo 2012 da Abramge é de MG

Revista Minas Faz Ciência, de BH, e o jornalista Fabrício Marques receberão o reconhecimento no dia 5 de dezembro, em SP

A revista Minas Faz Ciência, de Belo Horizonte, e o jornalista Fabrício Marques são os vencedores da 18ª edição do Prêmio Abramge de Jornalismo Domingos de Lucca Júnior – 2012. O tema deste ano foi ”Obesidade Mórbida – Prevenção e Tratamento”. O ganhador concorreu com matéria publicada na revista referente aos meses de março a maio de 2012, com o título “Um país em alerta”.

A reportagem vencedora começa com um personagem de 164 quilos que leu e pesquisou bastante antes de tomar a decisão de fazer uma cirurgia para redução do estômago. A matéria fala também sobre algumas drogas e pesquisas que estão sendo realizadas para o tratamento e combate à gordura; e cita ainda a importância de inserir a educação alimentar na vida das crianças, que aprendem, desde cedo, a se alimentarem corretamente, de forma mais saudável.

A matéria de Minas Faz Ciência explica como detectar e combater a obesidade mórbida com dicas de médico especialista no que já é considerada a epidemia do século XXI – a obesidade.

Este ano, o Prêmio de Jornalismo recebeu trabalhos de todas as regiões do país, com publicações regionais e nacionais; jornais e revistas com tiragens importantes. “Nosso objetivo com o Prêmio Abramge de Jornalismo Domingo de Lucca Júnior é estimular a informação de saúde e promover a divulgação de boas reportagens dessa área para todos os públicos”, diz Arlindo de Almeida, presidente da Abramge.

A Comissão Julgadora do prêmio contou, conforme o regulamento, com uma equipe de cinco jurados encarregados de avaliar as matérias dos jornais e revistas inscritos no Prêmio. A comissão foi composta pelas jornalistas Neusa Pinheiro, Sueli Zola, Keli Vasconcelos, Lucita Briza e Silvana Orsini.

Para compor a média final dos trabalhos foram aplicadas notas de zero a dez em cada um dos seguintes quesitos: abordagem do tema; originalidade e ineditismo; estrutura e conteúdo; clareza das análises; consistência das conclusões; confiabilidade das fontes consultadas; alcance social; validade com orientação/esclarecimento para os leitores.

Fabrício Marques, que tem 47 anos e é também editor chefe da revista Minas Faz Ciência, pertencente ao Governo do Estado de Minas Gerais, receberá a premiação em dinheiro, no valor bruto de R$ 10 mil e mais troféu e diploma. O Prêmio será entregue em solenidade da Abramge, no dia 5 de dezembro, em São Paulo.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice