A super tempestade Sandy pode resultar no envio de cerca de 250 mil veículos – novos, usados e caminhões – para a sucata, uma perda que poderia, eventualmente, levar a um aumento nas vendas de automóveis novos, estimam montadoras e revendedores dos Estados Unidos.
Até agora, seis dos oito principais fabricantes de automóveis relataram que em torno de 16 mil veículos novos precisarão ser transformados em sucata devido à tempestade que inundou áreas costeiras em Nova Jersey e Nova York. Muitos deles estavam armazenados no porto de Newark quando Sandy atingiu a região.
Esse número pode crescer, uma vez que as duas maiores montadoras dos Estados Unidos – a General Motors e a Ford – ainda não anunciaram suas perdas devido à tempestade. A Toyota, no entanto, terceira no ranking de vendas de automóveis nos Estados Unidos, disse que 30 mil das vendas de outubro foram perdidos devido ao tráfego menor de clientes ou a atrasos de compras por parte dos consumidores.
Se considerar os carros que sofreram danos nas mãos dos próprios consumidores, a perda total estimada de veículos chega a 266 mil unidades.
Ao passar pelos Estados Unidos, Sandy deixou mais de 8 milhões de casas e empresas do nordeste do país sem energia elétrica. Muitas concessionárias de automóveis de Nova York e Nova Jersey voltaram com suas operações na quarta-feira, alguns operando com geradores.
Pelo menos 121 pessoas morrem no nordeste do país devido à tempestade, incluindo 80 em Nova York e Nova Jersey.
Alguns consumidores com veículos danificados poderão precisar substituí-los por carros novos, impulsionando as vendas, estimou Mark Schienberg, presidente da Associação de Revendedores da Grande Nova York (Greater New York Automobile Dealers Association,em inglês). No entanto, neste primeiro momento a aquisição de carros novos dificilmente estará na mente das pessoas, devido ao sofrimento causado pela tempestade.
Com informações da Reuters
Jamille Niero / Revista Apólice