
O movimento de fusões e aquisições avança rapidamente em diferentes setores da economia brasileira. Um cenário que chega a passos largos ao segmento das corretoras de seguros. Especialistas estimam que aproximadamente R$ 500 milhões serão movimentados em novas aquisições nesse mercado.
Contudo, há um gargalo importante nesse processo. São raríssimas as empresas de consultoria – especializadas em serviços de consultoria em fusão e aquisição – que têm pleno conhecimento do mercado de corretagem no Brasil. Diante desse cenário, a Incubaseg, em função do estimulo dos corretores, resolveu desenvolver uma nova área de consultoria para esse tipo de serviço.
Criada inicialmente para atuar como incubadora de ideias e projetos para o mercado de seguros, a Incubaseg conta com trunfos importantes para diversificar sua atuação e atender ao mercado. O principal deles é ser dirigida por um profissional com longa experiência no setor de seguros, Carlos Alberto Oliveira. “Constatamos que o momento atual revela-se altamente competitivo e de consolidação no mercado de corretagem de seguros”, afirma o executivo, acrescentando que o objetivo é oferecer aos corretores de seguros as ferramentas apropriadas para que desenvolvam, administrem e programem mudanças benéficas e duradouras em suas empresas.
Nesse contexto, a Incubaseg passará também a prestar serviços de consultoria para os corretores de seguros na estruturação de suas empresas para que elas possam crescer mais rapidamente. “No momento, já temos quatro autorizações para venda e outras seis em processo de negociação”, afirma Oliveira.
Além disso, serão feitas avaliação de empresas, integração entre marketing e comunicação, sucessão empresarial e contratos empresarias, além dos serviços de desenvolvimento de produtos.
Ao completar um ano de atividades, a Incubaseg comemora o fato de o laboratório de ideias ter recebido, nesse período, 92 inscrições, o que representa uma média de 7,6 registros a cada mês, ou ainda, um a cada quatro dias. Desse total, 26 ideias de produtos e serviços foram selecionadas e quatro já estão sendo “incubados”. Os projetos da segunda fase de inscrições estão sendo analisados pelas cinco seguradoras mantenedoras: Bradesco, Porto Seguro, Liberty, RSA e MetLife.
G.F.
Revista Apólice