Ultima atualização 25 de outubro

powered By

Deputados estaduais gaúchos homenageiam o Sincor-RS

Grande Expediente aconteceu nesta quarta-feira (24/10)

O Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul foi homenageado pela Assembleia Legislativa durante o Grande Expediente nesta quarta-feira (24/10), por proposta do deputado Miki Breier (PSB). Segundo ele, “a sociedade clama por segurança e o papel do corretor de seguros emerge, neste contexto, enquanto ‘garantidor’ dos encaminhamentos práticos para que este sentimento de proteção se instaure, de fato, no cidadão, nas relações entre cliente e seguradora. É vital para a saúde mental e física que este papel efetivado no imaginário da população, se consolide numa percepção de que há formas de, na medida do possível, protegermo-nos e precavermo-nos dos percalços a que estamos expostos, à mercê de uma realidade que, por vezes, tem contornos de fatalidade”.

O parlamentar também destacou a regulação do mercado de seguros. Dados da Susep estimam em R$ 100 bilhões o faturamento do mercado que engloba as atividades de seguros, previdência, capitalização e resseguros em 2009, com um aumento de 12% em relação a 2008. O faturamento do mercado de seguros cresceu em torno de 16% e 20% em 2010.

“ Há pouco mais de uma década, o mercado de seguros estava abaixo de 1% do PIB”, disse Miki. Hoje atingiu a casa de 3% a 4% do Produto Interno Bruto, faturando, em 2011, perto de $150 bilhões de reais e com tendência a crescer. No Brasil, são quase 80 mil corretores, dos quais cinco mil estão no Rio Grande do Sul, gerando aproximadamente 200 mil empregos diretos no País.

Assinalou ainda que em 9 de outubro de 2012, na Câmara dos Deputados, foi lançada a Frente Parlamentar “Brasil com Seguro”, constituída por vários deputados e senadores de todos os partidos políticos, integrados com os ideais da categoria.

O deputado ressaltou que o corretor de seguros é o único profissional habilitado legalmente a promover contratos de seguros entre as seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.

“São os corretores que oferecem apólices que irão garantir o estudo dos filhos e a segurança de um lar, no caso de morte do chefe da família. Também são eles que fazem as apólices de grandes empresas – petroquímicas, mineradoras, estaleiros, montadoras de veículos – sempre visando à preservação ou à reparação de um bem ou de vidas”

Manifestaram-se nos apartes os deputados Heitor Schuch (PSB), Jorge Pozzobom (PSDB), Jurandir Maciel (PTB), Marcio Biolchi (PMDB), Luciano Azevedo (PPS), Edegar Pretto (PT), Heitor Schuch (PSB) e João Fischer (PP).

Presenças
Prestigiaram o Grande Expediente, o presidente do Sincor-RS, Celso Vicente Marini; o vice-presidente, Sérgio Alfredo Petzhold; o representante da Defensoria Pública, Jaderson Paluchowski; o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragnollo e o vereador Idenir Cecchin (Porto Alegre).

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO