As vítimas de acidentes de trânsito no Brasil indenizadas pelo Seguro DPVAT são homens, motoristas, com idades entre 25 e 34 anos. De acordo com a Seguradora Líder, houve um aumento de 31% dos casos em relação a 2011 em todo Brasil. Por categoria de veículo, acidentes com motocicletas representam 69% das indenizações, frente a 25% relativos a ocorrências envolvendo automóveis.
A Federal Seguros é a companhia que se manteve no topo do ranking em relação aos sinistros pagos por seguradora. Foram 45.999 pagamentos efetuados as vítimas de acidentes de trânsito. Para o presidente da Seguradora, Gustavo Capanema, os números de acidentes causados por motocicletas giram em torno da imprudência dos motoristas no trânsito. “O motociclista está mais suscetível a este tipo de acidente, devido à falta de segurança durante a condução da moto. Por mais que as montadoras invistam em pesquisas voltadas para segurança, a atenção dos condutores precisa redobrar. Lançamos um seguro voltado para este público no Rio Grande do Sul e em relação ao DPVAT na Federal, ampliamos a captação de processos contando com nossos parceiros de negócios e reforçando as ações nas 19 sucursais brasileiras”, explicou.
De janeiro a julho deste ano, a região Nordeste concentrou a maior parte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 30%, predominando a maior parte das indenizações pagas a categoria de motocicletas, seguidas pela região Sul com 27%, Sudeste com 25%, Norte com 10% e Centro-Oeste com um percentual referente a 8%.
G.F.
Revista Apólice