O Brasil já registra, neste ano, 70.258 profissionais e empresas que atuam no mercado de corretagem de seguros em plena atividade. Como, segundo o mais recente censo do IBGE, o País tem uma população de 190,7 milhões de pessoas, os números apontam que o Brasil tem um corretor para cada 3 mil habitantes.
Segundo a Fenacor, a maioria atua como pessoa física e autônoma: são 45.956 no total. São 51.276 pontos de venda voltados para todas as modalidades de seguros, sendo mais 18.982 posições dedicadas à comercialização exclusiva de seguros de vida, planos de previdência complementar aberta e títulos de capitalização. Em São Paulo, concentra-se 43% dessa força de trabalho. São 30.250 pontos de distribuição de seguros.
Ivete Semmler, presidente da Grupo Semmler – formado pela Semmler Corretora de Seguros e pela Semtra Administradora de Benefícios – avalia que este número de profissionais é suficiente para atender à demanda. “Entendo que há a possibilidade efetiva de um corretor manter um atendimento a 3 mil clientes. Entretanto, para a eficácia deste processo, o corretor tem que ter a preocupação de aperfeiçoamento em pós-venda, por exemplo, contratando uma equipe qualificada”.
A qualificação é fundamental para que os corretores possam se consolidar no mercado. É preciso se orientar sobre o mercado, estudar sobre todos os produtos que comercializará e entidades que atenderá. “O corretor deve estar sempre atualizado dos assuntos pertinentes ao ramo, participando de treinamentos e cursos que facilitem e desenvolva melhor a sua habilidade de vendas. Ele deve ser não apenas um vendedor mas, sim, um consultor”, ressalta Ivete.
Ela alerta para o fato de que muitos corretores escolhem a profissão apenas por seus ganhos ou até por falta de oportunidade de emprego em outras áreas e isso prejudica a categoria e os segurados. “O corretor competente não vende aquilo que precisa ser vendido, mas o que o cliente realmente necessita e que atenda às suas expectativas. É dessa maneira que se fideliza o cliente”.
O Grupo Semmler disponibiliza aos profissionais material de apoio, treinamentos, visitas semanais e acompanhamento para tirar dúvidas.
Um espaço exclusivo no site da empresa (www.semmler.com.br) oferece acesso ao material de vendas, simulação de cotação e campanhas/premiações atuais, disponibilizando ferramentas que facilitem a venda.O Canal do Corretor é outra ferramenta exclusiva que atende aos profissionais parceiros do Grupo – no total são cerca de 100 mil, que atuam direta ou indiretamente na comercialização dos produtos oferecidos.
Por meio do Canal do Corretor, uma equipe especializada atende e soluciona qualquer problema e dúvida, além de dar dicas de vendas para os corretores externos, facilitando o trabalho dos corretores parceiros, que, com isso, podem realizar uma venda mais qualificada. “Entendemos que o canal de vendas deve priorizar o atendimento personalizado ao cliente sem se preocupar com muitas burocracias”, afirma Ivete.
O Grupo Semmler possui uma equipe interna que atende ao consumidor final, identifica sua necessidade e perfil para saber qual o melhor produto a ser oferecido. “O atendimento diferenciado é importante para manter a carteira de clientes sempre ativa, ter um relacionamento mais próximo com os nossos corretores e também fidelização em vendas”, acredita Ivete.
G.F.
Revista Apólice