A FICO anunciou uma parceria com a empresa chilena Adacom, com o objetivo de entregar soluções avançadas de gestão de decisões a seguradoras na América Latina. A Adacom e a FICO começam a trabalhar juntas na implementação do sistema de gestão de regras de negócios FICO™ Blaze Advisor™ para seguradoras no Chile e no Peru, e têm planos de expandir a parceria em outros mercados da América Latina.
A aliança vai se concentrar principalmente nas atividades de subscrição e processamento de sinistros, nos ramos de auto, residência, vida e saúde. Desde 1998, a Adacom presta serviços especializados de desenvolvimento de serviços e projetos de sistemas de TI. A solução FICO Blaze Advisor é amplamente utilizada em indústrias como seguradoras, principalmente nas atividades de subscrição e prevenção a fraudes, mas também é muito útil para ajudar a reduzir o tempo de implementação dos modelos analíticos em ambiente de produção, por exemplo, modelos de risco de subscrição. Seguradoras que adotaram a solução FICO™ Blaze Advisor™ conseguiram obter uma redução de 8 pontos no índice combinado; aumento no nível de precificação de 6 para 24; aumento do processamento automático de propostas chegando a 99% e; redução no tempo necessário para alterar as regras de subscrição e renovação, de seis para apenas um mês.
“Há um grande potencial para o uso de gerenciamento de regras de negócios nas seguradoras em toda a América Latina,” disse Roberto Flores, CEO da Adacom. “Prevenir fraudes é prioridade para as seguradoras, pois os prejuízos decorrentes das fraudes normalmente beiram os 10% e essa perda pode ser drasticamente reduzida de maneira muito rápida. E no Chile, as pessoas que querem escolher o hospital onde serão atendidas, ou o médico, têm que pagar a diferença entre esse serviço escolhido e o serviço padrão que o sistema público oferece – e isso cria uma grande oportunidade de crescimento para as seguradoras que conseguem ser ágeis”.
“Nossa recente parceria com a Adacom conseguiu identificar um volume significativo de oportunidades rapidamente”, disse Andreas Suma, diretor sênior da FICO na América Latina.
G.F.
Revista Apólice