O crescimento do setor de seguros, a disseminação da informação e do e-commerce pela internet e o surgimento de novos canais de distribuição são alguns dos desafios atuais da corretagem de seguros. Mas, será que os profissionais da área estão preparados para tantas mudanças? “A evolução da atividade está mudando a forma de vender seguros e exigindo dos corretores a devida adequação à nova realidade”, alerta o corretor de seguros titular da Flex Seguros, José Caiafa.
Para discutir esse novo cenário, Caiafa, que também é associado e colaborador da APTS, assumiu a coordenação de um Debate do Meio-Dia que discutirá “O Futuro do Corretor de Seguros”, dia 8 de agosto, na sede da entidade (Largo do Paissandu, 72, 17º andar, conjunto 1704 – São Paulo). Para debater o tema, ele convidou personalidades de destaque no mercado de seguros, com histórico de atuação na corretagem de seguros. São eles: Marcos Abarca (diretor regional do Sincor-SP e titular da Abarca Corretora de Seguros), Antonio Penteado Mendonça , Eduardo Kozma (diretor comercial em São Paulo da Porto Seguro) e Gustavo Dória (criador da Essenius, empresa responsável pelo site CQCS).
Aos debatedores, Caiafa apresentou nada menos do que dez temas, todos com grande impacto na corretagem. Por votação, os participantes escolheram dois assuntos importantes para abordar no debate. O primeiro, “As Sociedades Corretoras”, terá como enfoque o surgimento de sociedades corretoras (como a Brasil Insurance, por exemplo), que tem agregado corretores com poder de negócios muito maior do que o de pequenas corretoras. “Isto é uma ameaça às corretoras menores? Ou é o apontamento de um caminho para incentivar processos de associativismo de corretores menores?”. Ambas as questões serão respondidas por Marcos Abarca e Penteado Mendonça na primeira parte do evento.
O outro assunto, “As Vendas por Meios Remotos”, será analisado por Eduardo Kozma e Gustavo Dória, sobre o enfoque das mudanças no sistema tradicional de trabalho dos corretores, trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, novas metodologias e normas recentes da Susep. Caiafa explica que as vendas de seguros pela internet, por meio de POS e de telefones celulares são processos que podem eliminar a necessidade de presença física, preferida pelos corretores tradicionais. “Esses sistemas poderão tirar parcela significativa de mercado do corretor ou o corretor poderá usar parte dessa tecnologia para a melhoria de seu trabalho?”, questiona. Mais informações e inscrições pelos telefones (11) 3229 6503 e 3227 4217 ou pelo e-mail: apts@apts.uol.com.br.
G.F.
Revista Apólice