Ultima atualização 25 de abril

Sustentabilidade chega aos produtos do mercado

Mesmo sendo pouco pelos consumidores e totalmente dependente de uma boa oferta, o seguro residencial conseguiu crescer 14% em 2011. A expectativa para 2012 é de que ele atinja a marca de 17%. De acordo com o diretor de auto e residência da Itaú Seguros, Ney Dias, este é um produto com um potencial gigantesco, uma vez que menos de 9% das residências brasileiras o possuem.
O cenário favorável vem de uma grande expansão do mercado imobiliário combinada com o aumento do poder aquisitivo e o crescimento econômico do País. “Agora que as pessoas já possuem bens, elas sentem a necessidade de protegê-los. Outro fator de demanda é a dificuldade de encontrar mão-de-obra para realizar pequenos serviços domésticos”, conta Dias.
Os sinistros mais comuns são de roubo, com 40,2% de participação, seguido de longe pelos danos elétricos, que representam 17,7% dos sinistros. “Mas os sinistros de incêndio são os de maior monta, apesar da pequena frequência”, lembra o executivo.
Para incrementar este produto, a Itaú criou uma assessoria para serviços ambientais, amparada por pesquisas que comprovam que os cidadãos estão cada vez mais preocupados com o futuro do planeta. O Descarte Inteligente pega, na residência segurada, utensílios fora de uso dos quais o cliente queira se desfazer. Os itens em bom estado são doados, o que é possível vai para a reciclagem e o que resta para um aterro monitorado.
O serviço de Orientação Ambiental dá assessoria para que as pessoas tenham atitudes sustentáveis como consumo consciente de água e energia elétrica, reciclagem de lixo etc. Por fim, os Projetos Ecoeficientes estimulam e orientam os segurados para a instalação de energia solar, reaproveitamento de água etc.
“O mais importante é lembrar que nenhum destes serviços representa custo adicional para o segurado”, enfatizou Dias, acrescentando que o seguro residencial tem um custo baixo em relação ao valor do imóvel, ficando em torno de 0,7% em caso de residências até R$ 200 mil. Quanto maior o valor do imóvel, menor é a importância relativa do seguro.
O grande problema enfrentado pelo mercado para a expansão deste produto ainda é a sua distribuição. É muito difícil chegar ao consumidor, que normalmente não acorda pensando: “hoje vou comprar um seguro residencial”. Por isso, a estratégia da maioria das empresas é atrair os clientes através dos serviços oferecidos.
De acordo com Dias, a Itaú recebe cerca de 240 mil acionamentos de assistência ao ano, em uma carteira com 1,4 milhão de itens segurados. “O serviço mais requisitado é o de encanador, seguido de perto pelo eletricista”. A assistência 24h é feita por prestadores próprios nos locais onde há maior demanda, como as regiões metropolitanas dos grandes centros, e por profissionais compartilhados.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock