A Caixa Seguros desburocratiza processo de sinistro para consumidores em todo território nacional. Em dois anos, o tempo médio para liberação de indenizações caiu de 30 para 15 dias ? tanto nos casos de danos físicos ao imóvel como nos de morte e invalidez permanente dos mutuários.
“Como líderes do mercado, temos a obrigação de liderar também nas modernizações. Simplificamos a análise de sinistros e revisamos todos os processos de entrega de documentos, uma vez que a rapidez no pagamento da indenização é fundamental para o segurado”, explica o diretor de seguros para financiamentos, Ricardo Talamini.
Segundo Talamini, os maiores gargalos estavam na conferência e envio de documentos, como laudos, avaliações e contratos. “Conseguimos agilizar bastante esse processo investindo no maior conhecimento da nossa base de clientes”, diz Talamini. Procedimentos demorados, como análise detalhada do contrato, foram sendo eliminados dos processos de danos físicos ao imóvel, sem perder o rigor na análise dos dados.
No caso de morte e invalidez, MIP, a redução de tempo se deu em outra ponta. Como os processos exigem maior rigor na documentação, laudos e análise de contratos, a Caixa aumentou o fluxo de pagamentos. “Anteriormente, liberávamos a indenização em três datas mensais. Com o novo fluxo, fazemos pagamentos três vezes por semana”, diz o diretor. “Atualmente, 85% dos sinistros são liberados sem a necessidade de documentação complementar”, diz Talamini.
Ainda este ano, há uma expectativa de redução substancial neste prazo, especialmente no caso de morte e invalidez, pois a Caixa está implementando um sistema de aviso de sinistros online. “Desta forma, enquanto o processo documental vai correndo, já podemos ir adiantando a análise”, completa Talamini.
G.F.
Revista Apólice
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