O presidente do Sincor-PR, José Antonio de Castro, o diretor Luiz Antonio Abib e o coordenador do Seguro DPVAT, Luiz Carlos Moscardini, estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira (30) em Curitiba com o Comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Roberson Luiz Bondaruk, e com o Comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), Tenente-Coronel Loemir Mattos de Souza. O objetivo do encontro foi discutir a ampliação da parceria que já existe com o órgão há quase 20 anos para divulgar o seguro DPVAT.
Ficou definido que nos próximos dias os formulários de Boletim de Ocorrência de trânsito, gerados pelo sistema do BPTran, irão trazer informações importantes para as vítimas de acidentes. O boletim reforçará que a vítima ou seus familiares poderão dar entrada no seguro sem a necessidade de intermediários. De acordo com o Tenente-Coronel Mattos isso dever ocorrer, no mais tardar, nos próximos 15 dias.
“Estamos em fase final de implantação no sistema, que é feito via Celepar, a Companhia de Informática do Paraná. Iremos incluir também um dado importante, solicitado pela Justiça, relacionado à lesão corporal”, disse.
Segundo o Comandante Roberson Luiz Bondaruk, as informações estarão em linguagem bastante popular, para não causar nenhuma dúvida. “Queremos orientar a população”, disse. O comandante destaca que a intenção do governo do Estado é modernizar a Polícia Militar. “Iremos tentar, aos poucos, incutir na população a cultura da prevenção. Com atitudes desta natureza e tecnologia moderna será possível não só diminuir os índices de criminalidade, mas evitar problemas”, disse.
Na avaliação do presidente do Sincor-PR, José Antonio de Castro, a união de esforços entre o Sindicato e a PM irá contribuir, em muito, para uma maior divulgação do DPVAT, cujos direitos podem ser solicitados pela população, sem nenhum custo em Curitiba, em uma das Delegacias do Sincor-PR, em uma das dependências da Centauro Seguros, bem como perante as Corretoras habilitadas.
O presidente questionou o Comandante do BPTran sobre a possibilidade de os corretores de seguros terem acesso pela internet aos dados das ocorrências. O Tenente-Coronel Matos informou que, em breve, isso será possível e que com o número de protocolo da ocorrência e alguns dados haverá condições de acessar o boletim pela web. Algumas outras ocorrências simples também poderão ser efetuadas e visualizadas pela net.
José Antonio de Castro ressaltou o apoio recebido pela Polícia Militar, que tem repassado informações sobre educação no trânsito à população, colaborando para termos motoristas mais conscientes. Cerca de 10 mil folders sobre o DPVAT, produzidos pelo Sincor-PR, serão distribuídos pelos PMs nos próximos dias, em abordagens educativas, em cidades polo e também nas estradas do estado.
As corretoras de seguros que ainda não oferecem o atendimento de vítimas de trânsito em relação ao DPVAT, de cunho absolutamente social, devem contatar com o Sincor-PR, pelo telefone (41) 3213-9999 ou acessar www.sincor-pr.org.br, e a Centauro Seguros, pelo telefone (41) 3021-4488, ou acessar www.centauroseg.com.br.
G.F.
Revista Apólice
PMC Auto 2025: Sincor-SP apresenta avaliação das seguradoras
EXCLUSIVO - Na manhã dessa terça-feira (2), o Sincor-SP apresentou o PMC Auto 2025, estudo que traça um panorama detalhado...