Ultima atualização 09 de fevereiro

Seguradoras se preocupam com sustentabilidade, mas precisam intensificar ações

As seguradoras se preocupam com sustentabilidade e criaram diversas ações com esse foco, especialmente para os consumidores de seguros. Porém, ainda é preciso algo mais e algumas iniciativas, principalmente aquelas direcionadas ao público interno, devem ser intensificadas. É o que apontou uma pesquisa inédita realizada pela CNseg e divulgada nesta terça-feira (07), em um workshop realizado pela entidade. O levantamento sobre práticas sustentáveis adotadas pelas empresas de seguros no Brasil, realizado pela BSD Consulting no final de 2011, observou práticas de 28 empresas que concentram 80% da arrecadação do setor. O estudo concluiu que quase 60% das empresas criaram campanhas ou usam seus canais de relacionamento com os clientes para incentivar práticas sustentáveis; metade delas estimula consumo consciente e a eficiência energética nos processos internos; mas apenas 35% envolvem seus funcionários em práticas verdes.
A pesquisa serviu para avaliar o quanto as seguradoras evoluíram em relação a adotar práticas sustentáveis desde a assinatura do Protocolo Verde do Ministério do Meio Ambiente, em 2009, pela CNseg. “Temos o propósito de estimular inserções de sustentabilidade no dia a dia do mercado”, disse Solange Beatriz, diretora-executiva da CNseg.
Para Beat Gruninger, da BSD Consulting, responsável pela pesquisa, o Mercado segurador tem papel importante no desenvolvido da sustentabilidade. “As seguradoras podem contribuir como indutoras de novas práticas aos clientes, oferecendo soluções para riscos ambientais e como setor que inova com produtos, soluções, adaptação de produtos etc. É um setor conservador e a pesquisa apontou que não tão rápido na implementação de ações, atua mais de forma reativa e conservadora”, analisou.
A próxima etapa será formatar estratégias de atuação do setor para melhorar as praticas de sustentabilidade. Isso será apresentado durante a Rio+20, que acontecerá em junho.
Com os resultados da consultoria, os líderes do mercado presentes ao encontro foram estimulados a divulgar e expandir suas práticas.
Outra iniciativa adotada pela CNseg que envolverá sustentabilidade é a segunda edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga em Inovação em Seguros, que em 2012 terá o assunto como tema principal. Segundo Solange Beatriz, o regulamento está sendo definido e deverá ser divulgado daqui a dois meses.

O workshop também teve uma palestra sobre investimento responsável. Confira em Investimento responsável é pauta para o mercado de seguros

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO