Ultima atualização 09 de fevereiro

Seguradoras se preocupam com sustentabilidade, mas precisam intensificar ações

As seguradoras se preocupam com sustentabilidade e criaram diversas ações com esse foco, especialmente para os consumidores de seguros. Porém, ainda é preciso algo mais e algumas iniciativas, principalmente aquelas direcionadas ao público interno, devem ser intensificadas. É o que apontou uma pesquisa inédita realizada pela CNseg e divulgada nesta terça-feira (07), em um workshop realizado pela entidade. O levantamento sobre práticas sustentáveis adotadas pelas empresas de seguros no Brasil, realizado pela BSD Consulting no final de 2011, observou práticas de 28 empresas que concentram 80% da arrecadação do setor. O estudo concluiu que quase 60% das empresas criaram campanhas ou usam seus canais de relacionamento com os clientes para incentivar práticas sustentáveis; metade delas estimula consumo consciente e a eficiência energética nos processos internos; mas apenas 35% envolvem seus funcionários em práticas verdes.
A pesquisa serviu para avaliar o quanto as seguradoras evoluíram em relação a adotar práticas sustentáveis desde a assinatura do Protocolo Verde do Ministério do Meio Ambiente, em 2009, pela CNseg. “Temos o propósito de estimular inserções de sustentabilidade no dia a dia do mercado”, disse Solange Beatriz, diretora-executiva da CNseg.
Para Beat Gruninger, da BSD Consulting, responsável pela pesquisa, o Mercado segurador tem papel importante no desenvolvido da sustentabilidade. “As seguradoras podem contribuir como indutoras de novas práticas aos clientes, oferecendo soluções para riscos ambientais e como setor que inova com produtos, soluções, adaptação de produtos etc. É um setor conservador e a pesquisa apontou que não tão rápido na implementação de ações, atua mais de forma reativa e conservadora”, analisou.
A próxima etapa será formatar estratégias de atuação do setor para melhorar as praticas de sustentabilidade. Isso será apresentado durante a Rio+20, que acontecerá em junho.
Com os resultados da consultoria, os líderes do mercado presentes ao encontro foram estimulados a divulgar e expandir suas práticas.
Outra iniciativa adotada pela CNseg que envolverá sustentabilidade é a segunda edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga em Inovação em Seguros, que em 2012 terá o assunto como tema principal. Segundo Solange Beatriz, o regulamento está sendo definido e deverá ser divulgado daqui a dois meses.

O workshop também teve uma palestra sobre investimento responsável. Confira em Investimento responsável é pauta para o mercado de seguros

Jamille Niero
Revista Apólice

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