Ultima atualização 19 de janeiro

Produção de seguros cai 28,7% em Portugal

Portugal registrou baixa na produção de seguros em 2011. A redução de 28,7% foi causada, principalmente, pela queda no ramo de Vida (-38,1%) – efeito da atual crise econômica e da influência negativa da redução dos incentivos fiscais à contratação de PPR (Plano de Poupança Reforma). Segundo comunicado do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), o volume de produção direta de seguros atingiu 11,6 bilhões de euros em 2011. Desse número, 92,3% diz respeito às empresas sob supervisão deste Instituto.
Em 2011, o ramo Vida atingiu valores próximos aos verificados em 2004. “Este fato não só espelha a atual crise econômica, como também é justificado pelo esforço comercial de captação de poupanças pelo setor bancário por via de depósitos a prazo”, explica o comunicado.
Em análise das quotas de mercado do ramo Vida, por grupo econômico, verifica-se, nos últimos três anos, o domínio dos grupos CGD e Millenniumbcp Ageas. O ISP reforça que o grupo Santander apresentou um aumento da sua quota de mercado (mais de 5 pontos percentuais), em detrimento das quedas verificadas nos grupos Espírito Santo e BPI (8 e 5 pontos percentuais, respectivamente).
Relativamente aos ramos Não Vida, o Grupo CGD continua a assumir a liderança, “embora apresentando diminuições sucessivas na respectiva quota de mercado nos últimos anos. Os restantes grupos econômicos mantiveram sensivelmente as mesmas quotas de mercado”, conclui o comunicado.

Com informação do site Jornal de Negócios Online

Revista Apólice – Portal de Seguros

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO