O Hospital Unimed Santa Helena (HUSH) iniciou em janeiro a campanha “Cordialidade Pega”, que tem como objetivo engajar os colaboradores e médicos em torno da humanização, aprimorando o tratamento cordial, melhorando o clima organizacional e consequentemente a qualidade do serviço prestado ao paciente.
“A adesão à campanha é fundamental por parte líderes, para que a ideia possa ser disseminada de forma mais efetiva”, explica Cristina Guerra, diretora administrativa do Hospital Unimed Santa Helena.
O conceito de humanização no atendimento hospitalar é uma tendência mundial. A ciência de que hospitais têm um ambiente pesado – e muitas vezes impessoal – trouxe a necessidade de rever a maneira como profissionais da saúde tratam pacientes e colegas de trabalho, para a criação de um ambiente mais leve e, consequentemente, mais saudável para todos.
A campanha “Cordialidade Pega” começou com treinamento dos líderes (gerência, supervisão e coordenação) e estes devem se tornar os disseminadores da nova cultura internamente. Em seguida os demais colaboradores também recebem o treinamento.
Serão distribuídos cartazes, adesivos nos elevadores, painéis e folhetos explicando a importância de ser cordial, afetuoso e educado. Além disso, as bandejas dos refeitórios, as catracas e os pontos eletrônicos estarão personalizados com essa nova identidade.
“É importante que o profissional de saúde deixe de considerar apenas a doença e se aplique em cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente, está sofrendo. Além da dimensão física, a pessoa deve ser atendida também em seu componente social, psíquico e emocional”, explica o Dr. Marcelo Nunes, diretor clínico do HUSH.
“O atendimento humanizado começa com a cordialidade, seja se apresentando ao paciente ou dando detalhes sobre o procedimento a ser realizado”, explica Dr. Paulo José Leme de Barros, Diretor Presidente da UP.
G.F.
Revista Apólice
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