Ultima atualização 24 de janeiro

Geneva Association destaca as principais preocupações das seguradoras

A Geneva Association publicou este mês um estudo que destaca as três maiores preocupações da indústria mundial de seguros. Segundo o levantamento, a instabilidade global é o assunto mais preocupante. De acordo com a publicação, nos próximos meses irão acontecer algumas das decisões mais importantes relacionadas à regulamentação de seguro, muitas delas orquestradas pelo G-20.
A gestão de risco de catástrofe natural é outro desafio enfrentado. O ano de 2011 foi um dos mais caros em relação a perdas seguradas. Porém o que é mais preocupante é como lidar com a vulnerabilidade existente e os riscos a que estão expostos. Em 2012, os governos devem fazer progresso na compreensão de riscos dos seus países e de como geri-los adequadamente. Assim como as empresas, que devem estabelecer processos de gestão de riscos globais.
Os países também têm que lidar com questões sobre os impactos dos prejuízos causados pelas mudanças climáticas e o reforço da regulamentação do mercado financeiro para evitar riscos sistêmicos. Segundo o estudo, “a indústria de seguros está disposta a contribuir e compartilhar seu corpo significativo de experiência e conhecimento sobre o risco de gestão. Este ainda tem que ser devidamente aproveitadas pelos governos”.
Outro ponto abordado na publicação é a longevidade. De acordo com a Geneva Association, a população está vivendo mais, o que é um fator positivo. Mas é necessário pensar como isso irá impactar financeiramente os países, ou seja, governo, empresas, famílias e indivíduos. As dúvidas sobre a capacidade financeira de estados endividados, com necessidade de cortes dos benefícios sociais para ajustar os orçamentos diante da crise financeira é um assunto importante para ser debatido em 2012.
“Dado o papel da indústria de seguros e sua capacidade de fornecer estabilidade em longo prazo, ela tem o potencial para ser uma parte significativa da solução para estes problemas. Esta é uma grande oportunidade para todos os envolvidos. Em 2012, as seguradoras devem discutir o assunto e desenvolver um canal de comunicação com governos e sociedade para colaborarem na construção de um setor sustentável”, finaliza o estudo.

Revista Apólice – Portal de Seguros

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock