A Marítima Seguros obteve um aumento de 517,5% no Lucro Líquido registrado no 1º semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano, o resultado alcançado foi de R$ 24,7 milhões. Outro índice expressivo foi o aumento de 262,4% no EBITDA (Lucro antes de impostos, participações, depreciação e amortização, na sigla em inglês), que atingiu R$ 57,7 milhões, valor 22,5% superior aos R$ 47,1 milhões, referentes ao EBITDA de todo o ano de 2010.
Também obteve um aumento de 17,2% no volume de Prêmios Ganhos (R$ 485,5 milhões) até junho de 2011 e uma melhora no índice de sinistralidade, que ficou em 53,4%, inferior aos 56,1% do primeiro semestre de 2010. A companhia também teve um crescimento de 12,3% nos Prêmios Emitidos Líquidos (R$ 501 milhões) no período. Os destaques ficaram por conta das carteiras de Pessoas, que registrou aumento de 25,9%, e a de Ramos Elementares (23%).
As expectativas são de fechar o ano com aumento de cerca de 10% nas operações, índice bem acima das projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano, que são da ordem de 4%. As estratégias prevêem planos de expansão do canal de distribuição e perspectivas de incremento da linha de produtos e serviços para atender ao aumento na demanda da população às diversas modalidades de seguro.
A Marítima Seguros contou com um crescimento de 22,7% em 2010, índice acima dos 17,5% alcançados pelo mercado de seguros como um todo no mesmo período, segundo dados da Susep. Os resultados consolidados do ano passado indicaram R$ 932,5 milhões em Prêmios Emitidos Líquidos frente aos R$ 760 milhões de 2009.
Alguns aspectos que contribuíram com o lucro operacional de 2010 foram os investimentos em novas tecnologias, que propiciaram a expressiva melhora da eficiência operacional, o aumento no volume de contratos de seguros e a diminuição do índice de sinistralidade, que ficou em 54,8%, 3,4% menor do que o ano anterior. Todas as carteiras da companhia apresentaram crescimento expressivo ao longo de 2010. Um dos destaques foi a de Ramos Elementares, que registrou um crescimento de 39,2%; seguida pela de Pessoas com 29,1% e Automóvel com 6,6%.
“Nosso plano estratégico prevê um relevante crescimento apoiado não apenas no momento propício do mercado segurador brasileiro, mas também no comprometimento da companhia com a melhoria da eficiência e no constante incremento do leque de produtos e serviços que oferecemos em nossas carteiras a fim de minimizar riscos e suprir as necessidades específicas de clientes com diferentes perfis”, afirmou Francisco Caiuby Vidigal Filho, vice-presidente da Marítima Seguros.
G.F.
Revista Apólice
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