Ultima atualização 21 de outubro

Diretor da Interface aborda seguro de RC Profissional em palestra

A convite da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Mario Gasparini, diretor da Interface Seguros, pela terceira vez teve a oportunidade, junto à entidade, de apresentar soluções aos profissionais do trade. Ele palestrou na tarde desta quinta-feira (20), durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, sobre “Seguro de Responsabilidade Civil: até onde vai a responsabilidade da agência de viagens para com seu passageiro?”.
“Após anos de dedicação ao turismo, foi possível chegar a um modelo de seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP). Essa é uma ferramenta poderosa. Atualmente cerca de 70% da responsabilidade de reclamações dos passageiros é de companhias aéreas. Em algum momento as seguradoras vão brigar com essas empresas, intermediando as brigas que hoje estão nas mãos dos agentes, afirmou Gasparini sobre o tema. Segundo ele, nos últimos anos a Interface atendeu cerca de 2 mil demandas envolvendo agentes.
Ainda de acordo com Gasparini, o grande volume de demanda e a prestação de serviços no limite fazem com que os problemas apareçam e gerem ações a serem definidas judicialmente. “As agências e operadoras são foco de reclamações, já que estão à frente do atendimento ao consumidor e, muitas vezes, acabam perdendo clientes por conta de erros cometidos por outras empresas da cadeia turística por conta da consagração da Lei de Solidariedade”, explicou o executivo. No último ano, o diretor da Interface viajou por 17 estados por meio de uma parceria coma Abav para disseminar informações sobre o RCP.
A legislação relacionada à defesa do consumidor (Novo Código Civil e Código de Defesa do Consumidor) menciona que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços bem como por informações insuficientes ou inadequado e riscos.
No caso do mercado de turismo, há alguns agravantes na prestação do serviço: é complexa e em elos, muitas pessoas estão viajando pela primeira vez, o consumidor tem alta expectativa e há formação insipiente, sem formalização detalhada de cotações, por exemplo.

J.N.
Revista Apólice

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