Ultima atualização 11 de outubro

Cesvi Brasil realiza novos treinamentos

Durante o processo que envolve a ocorrência de um sinistro de veículo, a ausência de uma informação, ou a sua utilização de forma equivocada, pode resultar em prejuízos para a seguradora. Para cada etapa do ciclo de um sinistro, o Cesvi Brasil oferece novos treinamentos para profissionais de seguradoras, reguladoras, oficinas e empresas prestadoras de serviços.
A aplicação de conteúdos técnicos na rotina de toda a cadeia do sinistro auxilia a seguradora na redução de custos com indenizações e operações. Os novos treinamentos são:

Atendentes de call center
Quando o segurado entra em contato com a central de atendimento para comunicar a ocorrência de um sinistro ou de uma pane no veículo, na maioria das vezes ele está estressado em virtude da situação inesperada. Por esta, entre outras razões, que o papel do atendente de call center é fundamental para a coleta das informações necessárias à seguradora, identificação do problema, e o direcionamento adequado do serviço. Conhecimentos técnicos de mecânica e do sistema elétrico do veículo são conteúdos do treinamento para atendentes de call center, que tem como objetivo aumentar a eficiência do atendimento na identificação de possíveis falhas do veículo e do encaminhamento para os devidos procedimentos garantidos ao segurado.

Guincheiros
Os socorristas mecânicos, conhecidos como guincheiros, devem ter alguns cuidados para evitar qualquer tipo de dano ao veículo transportado. Dessa forma, este profissional não compromete a imagem da empresa em relação à qualidade de atendimento oferecida ao segurado. Os princípios básicos para um bom atendimento envolvem questões de postura profissional; abordagem apropriada ao cliente, e cuidados especiais com crianças, idosos e pessoas com deficiência física; importância do check-list do serviço; verificação das condições do guincho, documentação em dia, e demais itens necessários a cada atendimento; cuidados na remoção do veículo; e hábitos seguros no trânsito. Portanto, um treinamento técnico que abrange estas questões poderá assegurar a qualidade e a eficiência do serviço de guincho, reduzindo reclamações de clientes.

Perito em automóveis
O conhecimento em reparação automotiva aplicado à avaliação da existência de um sinistro e seu nexo causal é essencial no processo que envolve a perícia em veículos. O perito com formação técnica é capaz de analisar, com excelência, os danos no veículo, além de executar todo o processo do sinistro com os devidos trâmites burocráticos. Para chegar a esse resultado na perícia em automóveis são necessários conhecimentos em: tipos de carroceria; classificação de vistorias; regulação de sinistro aplicada em funilaria, pintura, mecânica e eletroeletrônica; análise de danos e conhecimento de técnicas de reparação em peças plásticas; exame de veículos incendiados; e reconstituição de acidentes de trânsito.

Perito em caminhões
Os caminhões são veículos com características estruturais diferentes em relação ao automóvel, por isso o perito precisa ter qualificação técnica para analisar essas particularidades que alteram a forma de avaliação e o tratamento do sinistro. Entre os principais pontos a serem examinados: avaliação da estrutura; conceito, leitura e tipos de tacógrafos; caixa de carga; equipamentos específicos; funilaria e pintura de cabines; medição e alinhamento de chassi; eletrônica embarcada; e tipos de sinistros em veículos pesados.

Análise de sinistros duvidosos
É possível combater a fraude de sinistro que afeta diretamente o mercado segurador. O trabalho do profissional de perícia, especializado em analisar e identificar irregularidades em sinistros, contribui para a redução da prática criminosa. O perito adquire qualificação técnica para identificar sinistros suspeitos com treinamento que aborda os temas: nexo causal em colisões; danos mecânicos; incêndio; sinistro de veículos em período de garantia de fábrica; prática in loco de fraudes mais comuns utilizadas no ramo de automóvel.

Orçamentistas
A disseminação de técnicas de orçamentação para profissionais de oficinas e concessionárias permite o aumento da qualidade e do número de vistorias transmitidas. Também garante a eficiência do atendimento ao serviço, evitando interrupções no processo e possibilitando a diminuição do tempo de reparo. No curso técnico aplicado pelo centro de pesquisa, o profissional também recebe treinamento para ampliar a qualidade de atendimento ao cliente ? seguradora, segurado e terceiros.

G.F.
Revista Apólice

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