Ultima atualização 08 de agosto

SMS é aposta para melhorar atendimento ao cliente

Um dos setores mais complexos em gestão atualmente é o de saúde. É o que aponta o artigo “As quatro dimensões competitivas da saúde”, publicado na edição de julho da revista Harvard Business Review Brasil. Uma das medidas sugeridas para melhorar a comunicação com o público-alvo e colaboradores é a adoção de novas tecnologias, como, por exemplo, o SMS.
Diversas pesquisas mostram os resultados positivos da utilização do SMS na área da saúde. Para exemplificar, um estudo realizado pela empresa KATU e pelo DIS (Departamento de Informática em Saúde) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), sobre o impacto do uso de mensagens de celular como lembretes para consultas médicas em clínicas da cidade de São Paulo, mostrou que o percentual de absenteísmo dos pacientes a consultas após o recebimento de SMS foi de 19,42% contra 25,57%, quando o recurso não é utilizado.
Para a diretora executiva do Comunika, empresa que atua com mobile business e comunicação corporativa, Crisleine Pereira, uma das razões para a eficiência do SMS é a simplicidade. ?As empresas estão aproveitando a disseminação do celular para fazer o relacionamento com o cliente. É um aparelho muito pessoal que está sempre com a pessoa. O SMS também tem uma ampla aceitação, todo mundo sabe ler e responder uma mensagem de texto hoje em dia?, pontua.
A adoção do SMS também é capaz de reduzir significantemente os gastos em comunicação. “Para uma empresa que precisa de uma comunicação direta e rápida com o cliente ou público interno o serviço é ideal e proporciona uma economia de até 70% em ligações telefônicas”, afirma Crisleine.
O recurso pode ser utilizado na gestão de planos de saúde, consultórios médicos, laboratórios, farmácias e hospitais. Nos planos da saúde, por exemplo, as aplicações são: comunicação com os corretores – convocação para assembléias, envio de código de autenticação de venda, alteração em políticas dos planos; comunicação com os clientes – aviso de vencimento de carência, aviso de cobrança, liberação do plano (envio de código do plano antes da chegada da carteirinha); comunicação com os médicos cadastrados – mudanças de procedimento e notificações em gerais. Além dessas utilizações, há outras que podem ser customizadas para a prática de cada setor.
Para Crisleine, outra vantagem do serviço é a privacidade, pois “a aproximação com o cliente acontece de forma mais discreta do que em uma ligação telefônica que muitas vezes pode ser invasiva e indesejada”. Uma pesquisa da CHIC (Consumer Health Information Corporation) entrevistou 395 pacientes perguntando como eles gostariam de ser avisados de algum lembrete e relação a saúde, 41% disseram que gostariam de ser avisados via SMS e apenas 1,3% disseram que não gostariam de ser avisados por SMS.
“O índice de aceitação é muito positivo, assim como a redução de custos e otimização de processos na gestão de saúde do país, ainda carente de recursos, mas otimista com a inserção de novas tecnologias”, conclui a executiva.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock