Ultima atualização 15 de agosto

Mídias sociais geram novos riscos para empresas

Apesar das estratégias de mídias sociais – como manter uma página no Facebook ou um tweet no Twitter – fornecerem às organizações uma vasta gama de oportunidades, elas também as expõem a novos riscos, aponta um novo estudo publicado recentemente pela Marsh.
“Pelo fato da mídia social ser extremamente variada e dado que as organizações dependem cada vez mais de tecnologia, uma variedade de riscos pode surgir”, diz Robert Parisi, vice-presidente Sênior e Líder de Produtos Cibernéticos e de Mídia da Marsh. “Os hackers, por exemplo, evoluíram de vândalos cibernéticos que desconfiguravam websites para o crime organizado, tendo como alvo dados valiosos. Chats de mídia social que podem incluir comentários difamatórios sobre uma pessoa ou empresa também podem responsabilizar o indivíduo ou empregador pelas declarações”.
Violação de propriedade intelectual – principalmente violação de direitos autorais e marcas registradas – também são riscos associados ao uso de mídias sociais. Membros de um site de redes sociais podem utilizá-lo como plataforma para compartilhar propriedade intelectual protegida ou podem utilizar propriedade intelectual de terceiros em seu website.
Para mitigar sua exposição, as empresas precisam de uma estratégia de riscos integrada e consistente, que pode incluir a implementação de políticas de mídia social tais como definir o que os funcionários têm permissão para falar ou se eles podem falar em nome da empresa, de acordo com Parisi.
Outras questões a serem consideradas pelos gerentes de riscos incluem: se a mídia social está sendo incorporada na detecção, relato e critérios de escalonamento em seu plano de gerenciamento de crises, se já há monitoramento da mídia social, quais informações existem sobre o perfil de mídia social e estratégia da empresa etc.
Segundo Parisi, é inevitável que a mídia social e o networking social continuem a crescer nos próximos anos. Porém, é preciso ficar atento, “já que a falha nas informações sobre mídia social e a negligência em estabelecer protocolos podem expor as empresas a passivos significativos”.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO