Ultima atualização 11 de julho

Quenianos vencem etapa Ribeirão Preto do Circuito da Longevidade

Quatro atletas de elite, no grupo masculino, lutaram pelo primeiro lugar no pódio em boa parte do percurso de 6 quilômetros na etapa Ribeirão Preto do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros, evento que conta com apoio da Bradesco Vida e Previdência.
No entanto, Nicholas Keter, do Quênia, mostrou por que é o melhor atleta de sua categoria atualmente no Brasil: nos últimos minutos deixou os adversários para trás. A essa altura, o brasileiro Marcelo Cabrini, atleta Bradesco Seguros, campeão na cidade no ano passado, era quem estava mais próximo de Keter. O queniano chegou em primeiro lugar, seguido de Cabrini, com a segunda colocação. Em terceiro ficou Musenduki Mohamed Ikoki, da Tanzânia, e, por fim, os brasileiros Solonei Rocha da Silva, em quarto, e Anoé dos Santos Dias, em quinto.
Entre as mulheres, a briga foi igualmente boa, mas Nancy Kipron, do Quênia, com várias vitórias no Circuito da Longevidade e em outras competições, chegou em primeiro lugar. A brasileira Josiane da Silva Cardoso, vencedora da etapa Ribeirão Preto em 2010, ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi para Michele Cristina das Chagas; em quarto ficou Maria Zeferina Baldaia, e, em quinto lugar, chegou Valkiria Sanches Prieto.
“Fiquei na liderança em alguns momentos, mas o Nicholas é extremamente rápido, foi um páreo bem duro”, afirmou Cabrini. Ele disse que ficou bastante satisfeito com seu segundo lugar. “Éramos quatro na frente, tive de correr muito para abrir para o segundo lugar. Considerando a qualidade desses corredores, estou muito feliz com minha colocação e também por ter melhorado meu tempo no Circuito”, assegurou.
Keter parabenizou Cabrini por sua performance. Disse que o brasileiro também é muito rápido. “Não foi uma vitória fácil, ele é muito bom”, afirmou, referindo-se ao atleta Bradesco Seguros.
Acostumado a correr maratonas, o brasileiro Solonei Rocha da Silva disse que o Circuito da Longevidade é uma espécie de treino para as outras competições que participa. “É muito importante estar aqui, porque o nível dos atletas do Circuito é sempre muito bom. Encaro esse percurso como um desafio, pois estou acostumado a distâncias maiores”, explicou.
No grupo das mulheres, Nancy comemorou mais uma vez sua primeira colocação. “É muito bom participar com essas atletas de ponta e vencer”, disse. Josiane, segundo lugar, também se declarou satisfeita por ter conseguido enfrentar a queniana. “Não ganhei em primeiro, mas garanto que a disputa foi boa”.
Michele Cristina das Chagas, também assídua nas provas do Circuito da Longevidade, disse que fez em Ribeirão Preto o seu melhor tempo entre as etapas que já participou. “Fico animada, até porque aqui sempre tem atletas muito competentes”.
Após a conclusão da corrida, que contou com aproximadamente 1 mil inscritos, saiu o grupo da caminhada. Cerca de 2 mil pessoas, de faixas etárias bem diversas, concluíram os 3 quilômetros do percurso.

Longevos recebem homenagens no palco do Circuito
Cleide Pedro, de 70 anos, cruzou animada a linha de chegada. Ela foi a idosa mais bem colocada no pelotão feminino. “O esporte é tudo na minha vida, não sei viver sem me exercitar”, afirma a secretária aposentada. Ela treina cinco vezes por semana e compete nos Jogos Regionais de Idosos. Sua especialidade são as corridas de curta distância.
“Comecei a me exercitar quando mudei de São Paulo para Ribeirão Preto, há seis anos. Graças ao esporte, tenho uma saúde de ferro, não tomo nenhum medicamento e me sinto muito mais jovem do que sou”, afirmou.
Entre os homens, Elcio Malerba, de 71 anos, foi o melhor colocado na corrida. “Eu treino há 30 anos e acho que é por conta disso que cheguei tão bem à minha idade”, disse. Seu companheiro de clube, Walter Locci, de 77 anos, ficou com o segundo lugar entre os mais longevos da prova. “Também pratico corrida desde os anos 80, mas essa é a segunda vez que participo de uma corrida. Quem me inscreveu foi minha nora, que sempre me estimula”, contou.
O secretário de esportes do município, Edmilson Dezordo de Oliveira, prestigiou o Circuito da Longevidade, que teve como palco a praça Nadyr Alves da Silva. “É a quarta vez que Ribeirão Preto integra o Circuito e vemos como isso movimenta as pessoas da cidade em torno do exercício físico. É um evento muito bem organizado, a Bradesco Seguros está de parabéns”, disse.

Atrações musicais
Grupos de dança e ginástica aeróbica da Secretaria Municipal de Esportes subiram ao palco para mostrar seu talento a quem compareceu ao evento. O grupo Toque de Lata, composto por crianças e jovens, encheu a praça com seu batuque a partir de instrumentos feitos com sucata.
A renda obtida com as inscrições foi doada, em Ribeirão Preto, para o Instituto do Esporte, organização que fomenta diversos projetos sociais e esportivos na região.
Esta foi a quinta etapa do Circuito da Longevidade na temporada 2011. Ao todo, serão 14 etapas este ano. Há cinco anos em atividade, o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros foi criado com a intenção de estimular a prática do exercício físico entre pessoas de todas as idades, a fim de que tenham uma vida longa e saudável.
A próxima etapa do Circuito será em Sorocaba (SP), no dia 31 de julho. As inscrições podem ser feitas no site corridadalongevidade.com.br. No twitter: @longevidade, o internauta também encontra informações sobre a corrida, fotos e curiosidades.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO