O Grupo Bradesco Seguros é o principal apoiador da Série Dell?Arte Concertos Internacionais, que comemora a 18ª edição em 2011. A programação de 2011 começou ontem, 5 de maio, e vai até o dia 24 de outubro, apresentando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro um panorama sinfônico mundial com oito orquestras da atualidade vindas de sete diferentes países do mundo – Hungria, Alemanha, Venezuela, Holanda, Inglaterra, França e Rússia. A série faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro uma série de espetáculos nacionais e internacionais de diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro etc.
A série se iniciou ontem, dia 5 de maio, com a Orquestra do Festival de Budapeste, uma das principais orquestras húngaras e tem à frente o maestro Iván Fischer, um dos mais respeitados nomes da regência na atualidade. No dia 7 de junho será a vez da Orquestra de Câmara de Munique, um dos mais prestigiados conjuntos de câmara da Europa, que apresentará um programa bastante eclético, de Bach e Pergolesi a Schönberg e Shostakovich.
Um dos destaques da temporada 2011 é o jovem maestro Gustavo Dudamel, que está na programação à frente da Orquestra Sinfônica Simon Bolívar, da Venezuela. Com apenas 30 anos, o venezuelano Dudamel foi eleito pela revista Time em 2009 como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. A apresentação de Dudamel será no dia 22 de junho, quando o público conhecerá o lado regente e musicista e violinista.
A Orquestra Filarmônica de Rotterdam se apresentará no dia 27 de junho. É conhecida por sua precisão na execução de um repertório que abrange todos os períodos da história musical, assim como pela tradição que construiu nos palcos operísticos. No dia 5 de agosto se apresentarão os ingleses da Britten Sinfonia, louvada pela qualidade de suas apresentações e pelo enfoque inteligente da sua programação de concertos, centrada no desenvolvimento de seus músicos. Outro conjunto entre as principais orquestras do mundo, a Filarmônica de Câmara de Bremen se apresentará em 22 de agosto.
O Coro Accentus se apresenta a capella ou com orquestra. Grupo de grande destaque no cenário musical parisiense, o Ensemble Orchestral de Paris se apresentará com o Coro Accentus no dia 29 de setembro. Para finalizar a série, a tradicional Orquestra Sinfônica de São Petersburgo terá como regente Vladimir Lande e se apresentará no dia 24 de outubro.
Os ingressos já estão disponíveis. A Dell?Arte desenvolveu um serviço de venda antecipada por assinatura, incluindo o pagamento com cartão de crédito e a entrega em domicílio dos ingressos da temporada. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.midiorama.com.br/works/news/2161/serie-dellarte-concertos-internacionais-2011/.
J.N.
Revista Apólice