Ultima atualização 15 de abril

ANCert formaliza associação de autoridades de certificação digital

Nesta quarta-feira, 13 de abril, a Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCert) esteve em Brasília em visita oficial ao ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. A ANCert foi criada em março e reúne Autoridades Certificadoras e de Registro (ACs e ARs) nacionais, com o objetivo de representar o segmento nos principais fóruns e discussões sobre a certificação digital.
Presidida pelo 14° Tabelião de Notas de São Paulo, Paulo Tupinambá Vampré, conta com três vice-presidências de relações com o Executivo, Legislativo e Judiciário, além de um Conselho Administrativo constituído pelos sócios fundadores, beneméritos, honorários e mantenedores. A AC criada pelo Sincor-SP, AC Sincor, que já reúne mais de 50 ARs de corretores de seguros, ocupa na nova entidade a vice-presidência de relações com o Legislativo, bem como a coordenação das comissões de Ciência e de Tecnologia.
Na visita, o presidente da ANCert, acompanhado do vice-presidente de Relações com o Judiciário da entidade e secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Giuseppe Dutra Janino, e da diretora de Relações Institucionais da ANCert Patrícia Paiva, que representou a Autoridade Certificadora Brasileira de Registros (AC BR), reuniu-se com o presidente do ITI, Renato Martini, e com o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Augusto Coelho, para apresentar formalmente a entidade, que já dispõe de estatuto e registro oficial de criação, suas missões, valores e projetos.
“Vejo como muito importante esta iniciativa, uma vez que reúne segmentos de ampla diversidade, trabalhando em conjunto e com um objetivo de grande valor, que é o de representar um segmento da sociedade altamente capacitado para um diálogo de alto nível com as esferas governamentais, o que enriquece a entidade e o debate”, disse Martini.
A ANCert foi colocada à disposição do ITI para a promoção de projetos de esclarecimentos sobre a utilização do documento eletrônico no País. “Queremos atuar lado a lado com o ITI e com o Governo por que acreditamos neste projeto, que já passou é uma realidade para todos os nossos associados”, afirmou Vampré.
Para Martini, a representação facilitará o diálogo com o Governo e com as demais entidades envolvidas. “Esta revolução silenciosa que há anos vem acontecendo no Brasil e ficará ainda mais forte quando efetivarmos a união entre biometria e certificação digital ganhará enormemente com a criação de uma entidade representativa das ACs e ARs brasileiras”, completou o presidente do ITI.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock