Ultima atualização 31 de janeiro

powered By

Coface prevê nova tendência na 15ª edição conferência mundial Country Risk

Na 15ª edição da conferência mundial Country Risk, evento que aconteceu em Paris no último dia 17, a Coface anunciou que está com expectativa de desaceleração moderada da economia mundial.
Segundo as previsões da seguradora, o crescimento mundial deve desacelerar em 2011 em 3,4% contra 4% em 2010. Os países desenvolvidos mostram crescimento de 1,8%, contra 2,3% em 2010 e da zona do euro experimentarão um crescimento limitado com desaceleração (1,4% contra 1,7% em 2010). Esta queda moderada terá um impacto negativo sobre o risco de crédito para empresas médias, mas o impacto será contido como o diferencial de crescimento entre 2010 e 2011 limitadas a 0,6 ponto do PIB.
Apresentados como grandes vencedores da crise, os países emergentes continuarão a trajetória de crescimento sólido em 2011, com uma pequena desaceleração: 6,2% contra 6,7% em 2010.
Um novo fenômeno: a convergência entre os riscos em países desenvolvidos e países emergentes está ficando mais forte.
Baseada em sua experiência na avaliação de risco-país, a Coface está observando uma tendência positiva em termos de número de mudanças na classificação dos países para o ano de 2010, descartando um declínio no cenário.
Em 2010, a classificação mais baixa nos países desenvolvidos foi A4. Vinte e sete países emergentes, incluindo China, Turquia, Brasil, Índia e Polônia têm classificações iguais ou superiores a A4 e têm agora uma classificação melhor do que a Grécia, Irlanda e Portugal.
“Tradicionalmente, a ideia de risco-país estava reservada às economias emergentes com maior risco em relação à componente de moeda estrangeira da dívida dos países emergentes. No entanto, a zona do euro tem demonstrado que é possível estar em crise em ?moeda local?, com alta dívida externa. Este quadro de trabalho está caindo aos pedaços?, explica François David, presidente da Coface. “Essas mudanças confirmaram a nossa escolha da metodologia: na Coface nunca foi realmente feita uma distinção em termos de natureza entre os países emergentes e os países desenvolvidos”, completa.

Country Risk Rating
A Coface disponibiliza um sistema de análise risco-país que permite que as empresas aumentem a segurança em transições internacionais.
O Country Risk Rating é uma análise com indicadores que classificam o nível de risco de transações realizadas por empresas em determinado país. Esses indicadores medem a influência de negócios sob perspectivas econômicas, financeiras e políticas externas de um país, em um ambiente corporativo.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação