Ultima atualização 15 de dezembro

RSA aposta em ferramenta nacional para melhorar aplicações internas

Diante de sistemas corporativos cada vez mais complexos, uma simples lentidão na rede pode se tornar um grande problema para empresas de todos os portes. Segundo o consultor Jorge Sinnecker, diretor da AMIX – consultoria nacional especializada em segurança e performance – , em geral, a maior dificuldade é encontrar a causa da lentidão, que pode estar na falta de banda, no excesso de tráfego, servidores mal dimensionados, em aplicações mal escritas ou até em vírus. “Nosso papel é identificar esta causa e ajudar a encontrar uma rápida maneira de resolver este problema”, explica.
Por isso, antes que a lentidão das aplicações pudesse interferir nos negócios da companhia, Roberto Chateaubriand, diretor de Operações e TI da RSA Seguros não hesitou em chamar a AMIX. “Sabemos que é difícil identificar a causa da lentidão em uma rede complexa como a nossa, especialmente porque sempre temos de localizar e resolver tudo com muita agilidade”, conta.
Segundo Chateaubriand, o diferencial da AMIX, além da metodologia empregada na detecção de problemas, é a utilização do rootNet, ferramenta desenvolvida pela própria empresa, capaz de “filmar” todos os dados da rede, apontar gargalos e identificar as possíveis origens da lentidão.
Com a instalação da ferramenta em quatro pontos da rede (sites de São Paulo e Rio de Janeiro; e pontos MPLS e Firewall), a RSA conseguiu criar um histórico de performance de todos os sistemas e dos eventuais desvios de comportamento. Diante destes dados, em três dias foi possível identificar a origem da lentidão, antes que isso pudesse causar qualquer problema. “Ficamos muito satisfeitos com a agilidade e a assertividade do rootNet em detectar as alterações necessárias, especialmente porque adotamos soluções simples que representaram um ganho de performance bastante significativo”, revela Chateaubriand.
O executivo conta que o rootNet apontou a necessidade de fazer alguns ajustes na programação das aplicações e, a partir da identificação das URLs mais demoradas, a equipe de analistas pode fazer uma boa revisão nas queries. “Nossas aplicações ficaram muito mais rápidas, o que agradou bastante os usuários”.
Atualmente, com quatro licenças do rootNet, a RSA mantém o monitoramento constante (24×7) de toda a rede da companhia – composta por cerca de 600 usuários. Dessa forma, é possível prevenir os possíveis problemas que possam comprometer o desempenho e a segurança da rede.
De acordo com Sinnecker, além da agilidade em localizar problemas nas grandes redes, a vantagem de usar a ferramenta da AMIX é por fim ao confronto frequente entre os profissionais de desenvolvimento e de infraestrutura. Isso porque, em casos de lentidão, as duas equipes são sempre acionadas, imediatamente.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock