Ultima atualização 01 de setembro

Anfape alerta motoristas sobre peças utilizadas nos veículos

Você já passou pela experiência de ter de fazer consertos no carro, considerar o orçamento muito salgado e, então, optar por peças mais baratas indicadas por seu mecânico? Se sim, você precisa saber que o importante nesse momento é conhecer a origem da peça utilizada no reparo do seu carro.
A Anfape (Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças), alerta os motoristas sobre as peças utilizadas em seus veículos. Por exemplo, a associação afirma que é importante certificar-se de que ela é realmente derivada de meios legais, isto é, de empresas que seguem padrões de qualidade, pois existe no mercado de autopeças uma grande variedade de componentes visuais. Por isso, é necessário ficar atento às diferenças oferecidas e tomar cuidado para não cair em armadilhas. Veja os tipos de peças que podem ser oferecidas quando se busca por consertos:

Originais, importadas ou nacionais – produzidas pelos mesmos fornecedores das montadoras, mas distribuídas com marca própria pelo mercado independente de autopeças.

Genuínas – encontradas na rede de concessionárias com a marca do fabricante dos automóveis e produzidas pelos fornecedores ou pelas próprias montadoras.

Similares – reconhecidas no mercado em que atuam, possuem a devida identificação de procedência, isto é, a própria marca, a devida garantia. Produzidas por empresas independentes, são encontradas nos varejos independentes, ou seja, nas lojas de autopeças.

Piratas – frutos de contrafação, isto é, utilizam indevidamente marcas alheias e podem ser produto de roubo, furto e descaminho (quando entra no país sem o recolhimento de impostos). Não possuem rastreabilidade, o que significa dizer que não é possível identificar o vendedor original.

Usadas – demandadas de atividades de desmanche e, bem sabemos, uma quantidade substancial provém de furtos e roubos de veículos.

Recondicionadas podem ser originais, genuínas ou similares/genéricas, passam por um processo de recondicionamento fora da fábrica de origem e são colocadas no mercado, podendo ou não atender às características originais. São diferentes das remanufaturadas, que passam por esse processo no próprio fabricante de origem, preservando as características originais ou ficando bem próximas dessas.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock