Após 11 meses da implantação do novo sistema na Unimed Nordeste RS, implantado pela TOTVS, já é possível notar os benefícios adquiridos.
A empresa já ampliou os produtos comercializados, todas as necessidades legais já estão sendo atendidas e vários processos foram informatizados e melhorados. De uma forma geral os usuários estão mais satisfeitos e existe uma dependência muito menor da TI para implementar melhorias, pois dependem das parametrizações e configurações dos usuários.
A solução permitiu que a cooperativa passasse a ter mais flexibilidade e autonomia para gerir os seus negócios. Hoje, são aproximadamente 300 usuários, 1200 clientes empresariais, 1100 cooperados médicos e 230 prestadores de serviços beneficiados pela solução.
O produto de gestão de planos de saúde foi desenvolvido, em 1994, em conjunto com a operadora. Em 1998, a Unimed optou por evoluir internamente o sistema, direto com a sua equipe de desenvolvimento. Porém, o processo teve fôlego até 2007, quando foi necessário investir em um software que apresentasse melhores condições funcionais.
A operadora tinha uma lista grande de pendências para sua equipe de desenvolvimento, pois o sistema elaborado internamente tinha muitos módulos com tecnologias distintas e ultrapassadas. Como conseqüência, a Unimed não conseguia atender às necessidades da cooperativa e dificilmente acompanhava a evolução da legislação. Desta forma, a empresa apresentava dificuldades operacionais para fechar novos negócios, os processos necessitavam ser implantados e melhorados e era preciso evoluir para um ambiente mais amigável para o usuário. Foi então que a parceria com a TOTVS foi retomada.
Em junho de 2007 foi organizado um novo e mais abrangente projeto de TI, que envolveu mais de 70 profissionais, divididos em vários comitês. A principal dificuldade era atender e homologar os requisitos dos sistemas no prazo desejado para atender os processos da Unimed. Grande parte destes requisitos foram incorporados à solução oferecida pela TOTVS e está disponível no mercado para outras operadoras.
Com o uso do novo software foi possível padronizar os processos internos e adequar todas as atualizações das legislações referentes ao negócio da operadora. Os benefícios são observados à medida que as melhores práticas de outras Unimeds disponíveis no sistema podem ser implantadas rapidamente. A evolução tecnológica do produto foi baseada nos conceitos de usabilidade, trazendo benefícios ao usuário final através de nova interface Flex, mais intuitiva e interativa.
J.N.
Revista Apólice




