O foco no desenvolvimento de talentos na Prudential do Brasil levou à criação de um programa que está literalmente mexendo com as estruturas: o Job Rotation, que começou a ser implantado em 2009 e já foi expandido para diversas áreas da companhia.
O objetivo é ampliar a capacidade estratégica da seguradora por meio da criação de uma equipe de gestão diversificada e do crescimento de profissionais com habilidades multifuncionais, através de oportunidades de desenvolvimento e interação entre diferentes áreas. Cada rotação dura seis meses e a experiência ajuda a revigorar os funcionários e as áreas da companhia em que eles trabalham.
“Nós trabalhamos para desenvolver por completo o potencial de cada talento com uma visão corporativa holística e prepará-los melhor para posições estratégicas, e o Job Rotation é essencial para isto”, diz Paulo Leão, vice-presidente de RH, Administração de Franquia e Compensation.
Para os participantes do programa, os resultados também são positivos.
“Depois de quase 12 anos em uma área, foi uma mudança significativa para mim. Esses seis meses foram um tempo de grande aprendizado e ajudaram a expandir meu conhecimento sobre nosso negócio e sobre gestão eficaz”, diz Keli Bragança, gerente de Marketing.
“Nada melhor do que ver coisas novas e recarregar as baterias com novas atividades e novos desafios, sem a ruptura de mudar de companhia e encarar novas pessoas e um ambiente completamente novo”, afirma Marcelo Éboli, gerente de Produtos, que trocou de área com Keli.
Agora, um novo grupo começa a segunda parte do programa, que foi estendido para oferecer oportunidades para funcionários de níveis não gerenciais. Até aqui, três funcionários executaram atividades em diferentes áreas.
J.N.
Revista Apólice