Ultima atualização 22 de julho

Cesvi Brasil identifica disponibilidade de ABS nos veículos comercializados no Brasil

Anualmente o Cesvi Brasil (Centro de Estudos Automotivos) realiza um levantamento sobre a disponibilidade do sistema ABS (antibloqueio de frenagem) nos veículos novos comercializados no País. Esse mapeamento possibilita que o consumidor tenha informações para a escolha do carro novo, como identificar as vantagens de contar com sistemas de segurança que podem evitar um acidente grave e comparar valores e benefícios de cada veículo.
A pesquisa aponta se os veículos possuem esse item de série, como opcional, ou ainda se não apresentam esse dispositivo. Além do ABS, o levantamento apontou os modelos que também dispõem do sistema EPS (sistema eletrônico de estabilidade), e realizou um comparativo da presença desses itens no mercado brasileiro e argentino.
No ano passado, a Resolução 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu a obrigatoriedade do ABS em veículos saídos de fábrica, nacionais e importados. As montadoras devem obedecer um cronograma de instalação gradativa nos veículos para que até 1º de janeiro de 2014 todos saiam fábrica com o sistema.
Os dados recentes da pesquisa referentes aos veículos nacionais e do Mercosul evidenciam a continuidade da evolução do mercado em relação à oferta de ABS desde 2007, ano da primeira edição do levantamento. As versões com o sistema não disponível tiveram uma redução de 13% em comparação à primeira edição do estudo. Nos resultados por categoria, houve um aumento de cerca de 9% na oferta do equipamento como item opcional em carros populares (hatches compactos) em relação a 2009, portanto em 2010 corresponde a 44% dos veículos, e 10% aos ofertados de série.
Nos resultados gerais, as versões com o sistema não disponível tiveram uma queda de 13%. Entretanto, em 2010 a disponibilidade do sistema em veículos de série teve redução em relação a 2009, de 39% passou para 37%. Já a oferta do ABS como item opcional teve um aumento de 8% em relação ao ano anterior, atingindo 31%.
Na categoria dos hatches médios, a pesquisa registrou o aumento de 10% no número de versões que disponibilizam o ABS como item de série desde o primeiro ano do levantamento. Na edição de 2010 do levantamento, 62% dos hatches médios apresentam o sistema de série.
Em relação ao sedan médio, desde 2007 essa categoria apresentava evolução na oferta do ABS em veículos de série. Em 2010, a pesquisa registrou a disponibilidade em 84% desses veículos, porém a queda de 7% em comparação a 2009. Alguns modelos que dispunham do item de série passaram a oferecê-los como opcional. A pesquisa também constatou o aparecimento de modelos com o dispositivo EPS embarcado de série em determinadas versões.

Comparativo com a Argentina
Em 2010, o mercado brasileiro continua atrás do argentino em relação à disponibilidade do ABS. Na combinação de veículos nacionais e importados, a pesquisa registrou que 73% dos veículos comercializados na Argentina disponibilizam o sistema em veículos de série, enquanto no Brasil o percentual é de 64%. Entretanto, como item opcional, o ABS é oferecido na Argentina em 6% dos veículos, enquanto no Brasil essa parcela corresponde a 18%.
Na comparação do número de veículos que não disponibilizam o ABS, foi constatada uma melhoria gradativa no mercado brasileiro, que passou a oferecer mais versões. Já no mercado argentino, verificou-se uma estagnação do número de veículos que não dispõem do sistema.

Sobre os sistemas de segurança
O sistema ABS é um item que garante maior segurança em situações de emergência ? impede o bloqueio das rodas durante a frenagem, permitindo que o veículo continue manobrável e o motorista possa desviar de obstáculos mesmo durante uma frenagem total.
Dependendo das condições de atrito da pista, se o veículo não tiver o sistema de antitravamento, um breve acionamento do pedal de freio pode ser suficiente para bloquear as rodas. Nesse caso, o veículo não reage mais aos movimentos do motorista ao volante. O sistema ABS mantém dirigibilidade do veículo, permitindo que se desvie de um obstáculo mesmo numa frenagem de pânico.
Já o EPS é um sistema que realiza o controle de estabilidade direcional do veículo em curvas muito rápidas e desvios bruscos. É composto pelas funções ABS e TCS (sistema de controle de tração).

Como usar o ABS
Em frenagens de emergência, pressione o pedal do freio e mantenha a pressão sobre ele com máxima força. A unidade eletrônica do ABS atuará para que as rodas não travem, mantendo a dirigibilidade durante a frenagem.
Nessas frenagens fortes, um tremor no pedal é característico do ABS, pois a ação do sistema provoca uma rápida variação da pressão nos freios para que as rodas não travem. Muitos motoristas aliviam a pressão no pedal ao sentirem o tremor, mas é um procedimento errado. O correto é manter a pressão até que se atinja a velocidade adequada para o desvio do obstáculo, com segurança, ou a parada total do veículo.
Confira os veículos que dispõem do ABS e EPS no site  http://www.cesvibrasil.com.br/images/pesquisa/pdf/ABS_2010.pdf.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock