Ultima atualização 10 de junho

Diretor da Zurich defende cosseguro como opção em grandes projetos

O diretor de Seguros Patrimoniais da Zurich Seguros, Luciano Calheiros, foi um dos palestrantes do evento “Resseguro e Cosseguro no Novo Contexto do Mercado Brasileiro”. Promovido pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), o evento foi realizado nesta quarta-feira, 9 de junho, no Auditório da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) no Rio de Janeiro. No encontro, estiveram reunidos corretores, seguradoras, clientes e outros agentes do mercado de seguros para debater as principais mudanças trazidas pela abertura do mercado de resseguros.
Calheiros enfocou o cosseguro. “A efervescência da área de infraestrutura acabou gerando o debate se o mercado segurador brasileiro teria capacidade para segurar volume tão grande de projetos. Estou certo de que o mercado nacional tem essa capacidade e um dos principais instrumentos é o cosseguro”, afirmou. O diretor da Zurich explicou que no cosseguro, as seguradoras dividem os riscos de determinada apólice ou programa. “Quando o mercado de resseguros era fechado, o cosseguro não tinha um impacto tão grande, uma vez que o resseguro da operação era obrigatoriamente feito pelo IRB. Agora que o mercado é aberto, as capacidades das seguradoras são somadas, já que as companhias podem buscar outras resseguradoras, o que expande o volume de risco que pode ser coberto”, explicou.
Um exemplo deste formato de operação foi o programa de seguros de Riscos de Engenharia e Seguro Garantia da construção da Usina de Santo Antonio, no Rio Madeira. O volume segurado foi superior a R$ 10 bilhões e foi viabilizado por um pool de seguradoras e resseguradoras, do qual a Zurich faz parte. “Acredito que esse é o caminho para as demais grandes obras como a Usina de Belo Monte e o Trem de Alta Velocidade. O mercado segurador é um importante viabilizador de investimentos e do desenvolvimento econômico”, afirma Luciano Calheiros.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO