O mercado de seguros voltados para pessoas, que engloba, entre outros produtos, seguros prestamistas, educacionais, vida individual e em grupo, cresceu 21,29% em fevereiro de 2010. No período, o segmento movimentou R$ 1,2 bilhão em prêmios de seguros.
Dentre os seguros de maior representatividade no mercado, os produtos que obtiveram maior crescimento relativo foram os seguros turísticos e os seguros de acidentes pessoais individuais. O seguro turístico bateu a marca de R$ 3,3 milhões em prêmios, alta 356,97% em comparação aos R$ 729 mil registrados em fevereiro de 2009. Já os seguros de acidentes pessoais individuais movimentaram R$ 24,6 milhões em prêmios, um crescimento de 37,88%.
Segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), o seguro prestamista foi o terceiro produto com maior expansão percentual no período. O volume de prêmios do produto registrou R$ 252,7 milhões, alta de 33,19% em comparação aos R$ 189,7 milhões registrados em fevereiro do ano passado.
Os números consolidados do mercado de seguros de pessoas são elaborados mensalmente pela Fenaprevi. O balanço do setor tem como base as informações coletadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como plano de caráter previdenciário, por possuir cobertura por sobrevivência.
Sinistros Retidos
Em relação a sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita), o volume desembolsado pelas seguradoras em fevereiro de 2010 foi de R$ 330,9 milhões em relação aos R$ 286,9 milhões no mesmo período em 2009.
Ranking das Seguradoras Mensal
Quanto ao ranking das seguradoras em fevereiro de 2010 no segmento de Seguros de Pessoas, a Bradesco ocupa o primeiro lugar, com 15,91%, seguida pela Itaú (14,94%), Mapfre (11,84%), Companhia de Seguros Aliança do Brasil (9,82%), Santander (9,77%), HSBC (4,19%), Metropolitan Life (3,89%), Caixa Seguros (3,41%), SulAmerica (2,71%) e Tokio Marine (2,52%). As outras seguradoras representam 20,99% dos prêmios de seguros. Foram considerados, para este ranking, as holdings.
Resultado Acumulado
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro) o mercado de seguros voltados para pessoas cresceu 16,34% e movimentou R$ 2,3 bilhões em prêmios de seguros. Dentre os seguros de maior representatividade no mercado, os produtos que obtiveram melhor desempenho foram o seguro turístico e os seguros prestamistas. O seguro turístico totalizou R$ 6,4 milhões em prêmios, alta 139,59% em comparação aos R$ 2,6 milhões registrados no acumulado de 2009. Já os seguros prestamistas movimentaram R$ 491,3 milhões em prêmios, um crescimento de 23,14%.
J.N.
Revista Apólice