Ultima atualização 16 de março

Executivo da Scor prevê crescimento para os ramos de vida e previdência

As resseguradoras estrangeiras estão preparadas e têm capacidade suficiente para assumir riscos e oferecer soluções diferenciadas para as seguradoras brasileiras. A afirmação foi feita por Ronald Kaufmann, principal executivo da Scor Global Life no Brasil, em palestra na 2ª Conferência Brasileira Anual de Resseguros, realizada no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. “É possível assumir, inclusive, os riscos das carteiras atuais das seguradoras, para que essas empresas possam direcionar o seu foco para novos produtos e nichos”, acrescentou.
Segundo ele, nos ramos Vida e Previdência, mais especificamente, o apoio dos players internacionais inclui o acesso a dados estatísticos colhidos ao redor do mundo, que podem ser de grande valia para o mercado doméstico.
Na visão de Kaufmann, os números apresentados pelo mercado brasileiro nesses dois ramos são “impressionantes”, a começar pela receita apurada, que somou mais de R$ 52 bilhões em 2009. “A tendência de crescimento vem sendo mantida há alguns anos, o que indica que já há capacidade de poupança do consumidor brasileiro”, comenta o executivo.
Outros pontos favoráveis ao Brasil são os indicadores econômicos, que apontam crescimento econômico de 5% nos próximos anos e o fato da penetração dos seguros de Vida ser ainda muito baixa, em torno de 1%. “Em vinte anos, o Brasil sera a quinta economia do mundo. Então, há muito espaço para crescer no ramo Vida”, observa Kaufmann. A mudança drástica na pirâmide social, com o aumento da faixa da população com mais de 60 anos também foi destacada por ele. “A longevidade traz um novo cenário e novas oportunidades”, diz.
Ele prevê também que o crescimento provocará uma natural renovação de produtos e serviços, favorecendo o consumidor. “Também nesse aspecto, os resseguradores estão prontos para ajudar as seguradoras brasileiras”.
“A Scor investiu no desenvolvimento de uma ferramenta capaz de otimizar as vendas: o Tele-underwriting (subscrição por telefone). Uma pesquisa séria, conduzida pelo nosso diretor Christian Mainguy, criou esta ferramenta pioneira no mundo, que facilita e agiliza a adesão dos consumidores. A Scor também possui uma empresa, a Remark, que cria mecanismos para ampliar o grau de penetração dos produtos nas bases de clientes das seguradoras”, concluiu o executivo.

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