Neste sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30, o Brasil mais uma vez participa da Hora do Planeta. Moradias, monumentos e empresas terão as suas luzes apagadas durante 60 minutos, cujo intuito é ressaltar a preocupação do País com o aquecimento global.
Iniciada em 2007, a Hora do Planeta, idealizada pela WWF (Worldwide Fund for Nature), foi realizada apenas em Sidney, na Austrália. No ano seguinte, 371 cidades participaram. Já em 2009, ano em que o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou as expectativas. Conforme informações do site Hora do Planeta, centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Durante uma hora, monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram no escuro. Artistas, atletas e apresentadores também participaram da campanha.
No mercado de seguros, algumas companhias aderiram à iniciativa. Uma delas é a Prudential do Brasil que participa do movimento pelo segundo ano. A companhia promoveu uma campanha para incentivar seus funcionários e corretores franqueados a participar do movimento, lembrando-os que o gesto visa à reflexão sobre as ameaças oriundas das mudanças climáticas. Além disso, a seguradora apagará os letreiros e totens de sinalização, que permanecem acesos à noite.
A Seguros Unimed também ficará às escuras. “Nós, na Seguros Unimed, além de apagarmos as luzes da nossa sede, estamos divulgando e incentivando a participação de nossos colaboradores, clientes e fornecedores nesta importante iniciativa. Acreditamos na força da sociedade unida e motivada na busca por soluções para o bem comum”, diz o presidente da Seguros Unimed, Dalmo Claro de Oliveira.
Em apoio ao movimento Hora do Planeta, a Mapfre Seguros apagará todas as luzes do seu edifício por uma hora. “Essa é uma atitude positiva e temos ciência de que gestos tão particulares assim têm imensa importância para a saúde do planeta e contribuem de forma consciente, permitindo uma ampla reflexão sobre a relação da sociedade com o meio ambiente, e possibilitando, inclusive, que os seres humanos pensem mais sobre as reais condições da natureza”, finaliza a diretora de Responsabilidade Social da Mapfre no Brasil, Fátima Mendes Lima.
Aline Bronzati
Revista Apólice