Ultima atualização 23 de fevereiro

Allianz Seguros lança apólice allrisks para obras de arte

Um quadro do renomado artista espanhol Pablo Picasso passará por uma restauração após ter sido danificado em 22 de janeiro por uma visitante do Met, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York. A mulher teria perdido o equilíbrio durante uma aula de arte e caído em cima da pintura, rasgando cerca de 15 centímetros do canto inferior direito da tela. Em comunicado público, o museu afirmou que o conserto será discreto e concluído a tempo da exposição de Picasso, que começa dia 27 de abril. Pintado durante o inverno de 1904-1905, O Ator marca a transição da chamada fase azul para a fase rosa. Segundo especialistas, o reparo deve reduzir o valor da obra de US$ 130 milhões pela metade.
O tombo de US$ 65 milhões é um tipo de acidente que revela a necessidade de museus e exposições de contratarem seguro. Contrariando o senso comum, o roubo de uma obra não é o maior dos problemas, uma vez que ela geralmente é recuperada após investigações das autoridades competentes. Os danos causados a obra por transporte ou por má acomodação estão entre as maiores causas de sinistros. Mas não há nada pior do que incêndios, uma vez que a perda é total. Nesse caso, qualquer apólice básica de seguros para obras de arte oferece esta cobertura.
A Allianz Seguros, em parceria com um pool de resseguradores especializados no mercado de artes, tem soluções para esses casos. Com uma apólice all risks, a companhia pode segurar acervos fixos e eventos. A cobertura inclui: incêndios, roubos, quedas no transporte e até a exposição temporária em museus e galerias. “Proporcionamos a cobertura ‘prego a prego’, que envolve todas as etapas do transporte das obras até o retorno ao local de origem”, exemplifica Angelo Colombo, diretor de Grandes Riscos da Allianz. “Este é um mercado em que a companhia pretende investir cada vez mais, já que contamos com o know how desse grupo seleto de resseguradores, o que é um diferencial no setor. Podemos desenvolver apólices exclusivas por meio da análise de riscos de fatores como o local que a obra ficará exposta, a transportadora utilizada e o tipo da peça – quadros, vasos, esculturas -, já que cada situação possui sua singularidade”, explica o executivo. “Saber precificar diferentemente cada um dos casos é o que deixa o valor do seguro mais acessível”, completa.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock