As crianças do CEU Água Azul, no bairro de Guaianases, São Paulo, terão uma semana diferente de suas rotinas. Entre os dias 14 e 20 de novembro, os alunos poderão participar do Programa Na Pista Certa, ação por meio da qual os estudantes realizarão atividades práticas envolvendo questões relacionadas ao trânsito.
Desenvolvido pela Fundación Mapfre, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a formação do cidadão, o programa vai trabalhar de forma lúdica, dando ênfase à formação, e terá como meta ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.
O programa, que tem sido elogiado por onde passa e já beneficiou mais de 23 mil crianças desde o seu início, em 2007, é constituído por um cenário modular de 400 m² e uma carreta de 12 metros, que simula um mini-trajeto viário por meio do qual as crianças vivenciam, utilizando bicicletas e carrinhos, questões relacionadas ao trânsito, como orientações sobre placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinalizações. O projeto conta com uma abordagem pedagógica inédita e insere nas crianças um conceito da construção de valores e conscientização, tanto social como ambiental.
Todo o material é transportado por uma carreta especialmente desenhada para atender ao objetivo itinerante do projeto, que pode ser instalada em escolas públicas e privadas, praças e parques públicos, estacionamento de hipermercados e de shoppings centers, feiras e eventos especiais. Antes de realizarem o percurso, os participantes receberão instruções teóricas dos monitores, que vão contar com recursos de última geração.
De acordo com a superintendente da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, “o conceito instituído neste programa, no qual a segurança viária é trabalhada de forma diferenciada, faz com que as crianças reflitam sobre o significado dos sinais e das regras de trânsito, contribuindo para a formação de “novos” motoristas mais responsáveis, conscientes e preocupados em valorizar a sua vida e a do seu próximo”, finaliza Fátima.
Proteção securitária e as mudanças climáticas foram assunto no Fórum IRB(P&D)
Diretor da CNseg alertou para a necessidade do aumento da proteção securitária em painel durante o do 1º Fórum IRB(P&D)