O II Encontro de Oficinas Certificadas promovido pela parceria Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) aconteceu em 5 de novembro último, na sede do Cesvi, em São Paulo. O evento reuniu 50 empresas especializadas em reparação automotiva e atestadas com o selo IQA-Cesvi, que avalia a qualidade dos serviços de funilaria e pintura.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre gestão, com a palestra ?Administração competitiva para oficinas?, de Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP. Ao final da exposição, os participantes debateram sobre suas experiências de gestão: do gerenciamento da equipe à escolha dos melhores equipamentos.
Sérgio Ricardo, superintendente de negócios do Cesvi, falou aos participantes sobre a importância das oficinas se prepararem para as exigências, atuais e futuras, tanto do consumidor quanto da legislação, em relação às práticas amigáveis ao meio ambiente. ?Não é apenas uma questão de se mostrar atualizado em relação à saúde do planeta. É também uma maneira de evitar as multas que as empresas sem consciência ambiental já estão recebendo?, alertou o superintendente, que apresentou a Certificação Ambiental, novidade da parceria IQA-Cesvi.
O evento foi encerrado com a entrega de troféus para as oficinas classificadas com 5 estrelas (pontuação máxima).
Selo orienta o consumidor a escolher oficina
A certificação de oficinas IQA-Cesvi contribui para que os consumidores e companhias de seguros identifiquem os estabelecimentos que oferecem serviços de funilaria e pintura com qualidade técnica. A metodologia de avaliação verifica os procedimentos adotados; a utilização adequada de ferramentas e equipamentos; infraestrutura das instalações; gestão de oficinas, entre outros. O grau tecnológico das oficinas também é avaliado, assim como a capacitação técnica dos profissionais. As oficinas recebem a certificação se apresentarem, pelo menos, os níveis igual ou superior a 3 estrelas nas áreas de: atendimento, funilaria, pintura e estiramento. Os níveis de classificação são:
Cinco estrelas
Eficiente e eficaz, com um alto grau tecnológico (equipamentos e ferramentas), assim como profissionais aptos na utilização de técnicas e processos.
Quatro e três estrelas
Eficiente, com nível básico de equipamentos e ferramentas; e equipe de profissionais com noções básicas das técnicas utilizadas na reparação automotiva.
Duas e uma estrelas
A oficina necessita de atualização do nível tecnológico (equipamentos e ferramentas) como também atualização dos métodos e processo de trabalhos adotados (treinamento).
A classificação que a oficina recebe tem validade de um ano. Após este período, a oficina deve pedir nova avaliação, na qual pode confirmar seu grau de qualidade ou demonstrar que evoluiu desde a última análise. Para encontrar uma oficina tecnicamente capacitada, o consumidor pode consultar a relação publicada em www.cesvibrasil.com.br, na área de auto-serviço do site da revista Quatro Rodas e em outros canais de comunicação.
Deixe uma resposta