Ultima atualização 26 de outubro

powered By

Produto facilita processo de pagamento de indenização integral

A Cetip e a Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg lançam o Silag (Sistema de Liquidação Automática de Gravames). A solução é uma plataforma eletrônica que integra seguradoras e instituições financeiras para pagamento de indenização integral (perda total) de veículos segurados com gravame. Segundo a Cetip, o tempo para pagamento ao cliente final será reduzido a metade (em média, 15 dias).
“Aproveitamos no Silag nossa expertise de DVP – Delivery Versus Payment, ou seja, de entrega versus pagamento – que utilizamos no mercado de renda fixa e derivativos”, explica Carlos Ratto, diretor-executivo comercial, de produtos e marketing da Cetip.
A plataforma funciona da seguinte maneira: o segurado comunica para a seguradora que seu carro sofreu um sinistro; a seguradora, após constatar que se trata se um sinistro integral, insere as informações do veículo no Silag; o produto confirma se o veículo é financiado e envia a solicitação de saldo devedor à instituição financeira responsável; a instituição financeira retorna para o Silag o valor do saldo devedor; o Silag informa o valor do saldo devedor para a seguradora; a seguradora, após a autorização do proprietário do veículo segurado, solicita a liquidação financeira via Silag; o produto realiza eletronicamente a liquidação financeira e a baixa do gravame e, por fim, o Silag comunica a conclusão do processo para ambas as partes.
“É tudo eletrônico, será possível realizar o processo de liquidação em apenas um dia. Trabalhamos com padronização, agilidade e segurança”, afirma Ricardo Guimarães, gerente de produtos da Cetip, durante apresentação do Silag, em outubro, no Hotel Unique, em São Paulo.
Atualmente bancos e seguradoras possuem processos distintos. De acordo com a CNseg, mais da metade das indenizações integrais são de veículos financiados. “Para próximas ideias, podemos pensar em inserir os próprios Detrans na base de liquidação. Podemos pensar, também, em inserir a opção de uma nova transação, dar entrada a um novo financiamento”, completa Julio Avellar, superintendente-geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg.

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.