Corretoras de seguros que buscam desenvolvimento e vantagens competitivas precisam repensar algumas estratégias. A execução de processos manuais é uma delas. Tarefas repetitivas, quando substituídas por sistemas automatizados, estimulam a produtividade da equipe e reduzem custos. Esses são apenas alguns dos motivos para analisar se não passou da hora de usar a tecnologia para melhorar os resultados do seu negócio.
Neste artigo, listamos alguns processos manuais que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua corretora de seguros. Nas corretoras de seguros a rotina de entrada e saída de documentos é intensa e exige que os colaboradores estejam atentos às suas responsabilidades. É neste cenário que determinadas tarefas manuais se tornam desgastantes e aptas a erros.
Baixa de comissões
Quando a baixa de comissões é feita de forma manual, o corretor deve acessar o site da seguradora, procurar e finalizar o documento pretendido. A ação requer atenção para informar os dados da apólice. Uma informação errada por causar problemas entre comissões a receber e comissões pendentes e automatizar essa tarefa por meio de um software de gestão significa dar baixa em documentos com poucos cliques.
Controle de comissões e repasses
O profissional que controla as comissões e repasses de seguradoras tem grande responsabilidade financeiras, pois é ele quem fiscaliza os valores transferidos e deve sinalizar quando os números estão incorretos. Ou seja, se por algum motivo houver alguma distração e o cálculo de comissão ou repasse sair errado, a situação se torna uma bola de neve. Corretores insatisfeitos, momentos de desconforto com a seguradora e a corretora terá que lidar com o prejuízo. Realizar o controle de comissões e repasses através de soluções automatizadas é conquistar segurança e eficiência na condução das comissões e fluxo de recursos.
Emissão de cotação no site da seguradora
Outro processo manual que impede a sua corretora de crescer é a necessidade do corretor emitir a cotação no site das seguradoras. Em geral, corretoras trabalham com diversas seguradoras e emitir a cotação com todas é uma atividade demorada. Além do tempo desperdiçado, existe a chance de o cliente fechar negócio com a concorrência por conta da demora. Ter uma ferramenta de multicálculo é essencial para automatizar esse processo, pois com a solução online você informa a proposta desejada e o sistema responde com os comparativos de coberturas e preços.
Processos manuais custam caro, são cansativos e improdutivos. Invista na automação de processos da sua corretora de seguros.
* Fernando Rodrigues, CEO da Quiver