O Projeto “Maestro Capemisa” – que promoveu ano passado apresentações nacionais e internacionais de concertos clássicos com diversas orquestras profissionais do País e da Europa – volta este ano com uma agenda completa no Brasil e no exterior. Desta vez, o evento fará uma homenagem ao compositor clássico de renome internacional, Heitor Villa-Lobos, com o tema “A viagem de Villa-Lobos”. Depois da abertura em Americana (SP), a segunda apresentação será em Campinas, no dia 26 de abril, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp estará sob a regência do Maestro Laércio Diniz, também responsável pela série de 2011. Este ano, a intenção é fazer a viagem do grande compositor brasileiro Villa-Lobos, sobretudo, em países e com orquestras em que este ícone se apresentou.
No Programa de Americana, o público terá a oportunidade de ouvir os clássicos: Fantasia para Piano e Orquestra de Cordas, do brasileiro Paulo Gazzaneo, tendo com solista Paulo Gazzaneo ao piano; Sinfonia n. 1 em C Maior Opus 21, de Beethoven, e as famosas Bachianas Brasileiras número 9 de Villa-Lobos.
Com o patrocínio da Capemisa, o projeto vem popularizando a música clássica e descentralizando os patrocínios. O regente Laércio Diniz é o grande convidado dos eventos, e as orquestras participantes têm os custos do maestro pagos pela seguradora, o que permite que o evento se estenda para além do eixo Rio-São Paulo e até para fora do Brasil.
No ano passado, o Projeto percorreu diversas cidades, dentre elas: Americana (SP), Tatuí (SP), João Pessoa (PA), Bragança Paulista (SP), São Paulo, Campinas (SP), Vassouras (RJ), São João Del Rei (MG), Rio de Janeiro e por fim chegou à Europa, mais precisamente, em Hilversum, na Holanda com a apresentação da “New Netherlands Orchestra”, criada graças a Laércio Diniz, que também acumula as funções de regente e de diretor do conjunto.
G.F.
Revista Apólice
Avla Seguros: Como uma insurtech fez sua cultura digital um pilar para sedimentar sua operação
Em pouco mais de quatro anos no Brasil, transformamos o que começou como um projeto em uma planilha de Excel...