As operações da April no Brasil ganharam um CEO exclusivo. Luiz Gustavo da Costa, que já atuava como diretor de Marketing e Produtos, recebeu o cargo de Philip Namiech, CEO da companhia para as Américas.
O novo CEO tem como meta o crescimento de 15% da companhia já para esse ano. Costa trabalhará focado na aproximação com agências, enquanto busca novos canais e oportunidades para fazer negócio. “Mudamos o nosso foco de vendas e alguns produtos na tentativa de trazer a empresa para um patamar diferente”, declara o executivo. “Vimos que alguns produtos não eram bem colocados em algumas regiões e outros poderiam ter as coberturas melhoradas. Esse é um momento de transição, e não tinha momento melhor para alguém cuidar especificamente das operações no País”, afirma.
Ele conta que, já para o início do próximo semestre, mudará toda a grade de produtos que a companhia tem. “Queremos simplificar o nosso portfólio, outras empresas trabalham com uma gama de mais de 100 produtos, estamos no movimento contrário, focando em planos mais enxutos para entender a real necessidade do consumidor”, explica.
Internamente, Costa quer seguir os passos de seu antecessor, tornando a empresa mais transparente. “A ideia é tornar a companhia aberta à discussão e com a participação de toda a equipe. Para isso, queremos que todos entendam nossas estratégias e metas e conheçam os resultados”, declara.
A empresa também promete se aproximar mais do seu público através das mídias digitais. “Nosso departamento está engajado na comunicação com o cliente. Queremos conscientizar nosso cliente que esse tipo de seguro é necessário e oferece muitas vantagens. A conversão do produto no Brasil não passa de 10%, precisamos mudar isso”, comenta o executivo. “Se eu viajar para um país como os Estados Unidos, por exemplo, e quebrar um braço, posso gastar mais de US$ 5 mil para imobilizar e tirar um raio x. Esse tipo de acontecimento é mais comum do que parece”, completa.
Namiech, que está na empresa desde 2004, preparou Costa para assumir a nova posição desde o ano passado. “Em 2017, entramos em um momento de transição para solidificar a companhia aqui no Brasil. Com isso, trouxemos novos executivos e fizemos mudanças de gestão e estratégia. Tivemos crescimento nas vendas e precisamos que alguém fique responsável por isso dentro da operação”, conta.
Contratado no início de 2017 pela April, Luiz Gustavo da Costa tem passagens por QBE, Assurant Solutions, Citibank e AIG. Acumula mais de 20 anos de atuação no setor de seguros, passando por áreas como planejamento, produtos, tecnologia e subscrição de riscos.