A ClearSale, especializada em soluções antifraude, anuncia a expansão de atuação com o início de operação no segmento de seguros. O produto Digital Insurance Index tem como foco a modalidade de seguro de automóveis, com o objetivo de aprimorar a gestão das empresas na avaliação de risco das propostas, seja na hora de aceitação ou durante uma renovação.
Com a solução, a empresa fornece uma dimensão adicional aos modelos estatísticos já utilizados pelas seguradoras atualmente. Dessa maneira, as seguradoras são capazes de precificar seus produtos de maneira mais assertiva, reduzindo sua taxa de sinistralidade ao mesmo tempo em que aumenta sua margem, especialmente em um cenário de taxas de juros reduzidas.
Gilmar Hansen, diretor de Produtos da ClearSale, explica que, a partir da análise de comportamento de consumo, é possível correlacionar a propensão de uma pessoa sofrer um sinistro (roubo, furto ou perda total) e até mesmo saber qual o risco do próprio proponente cometer uma fraude. “O big data e o conhecimento de mercado nos permite cruzar informações de um proponente, como endereço e hábitos de compra, para inferir o risco de sinistro. Observamos, por exemplo, que há uma correlação entre a geolocalização de diferentes endereços de entrega de compras realizadas no e-commerce e o aumento significativo da taxa de sinistralidade. Além disso, também é possível saber quais CPFs já foram identificados como auto fraude (tipo de fraude que ocorre quando a própria pessoa nega a compra por má fé). Essa é uma variável importante, que indica o risco deste CPF ser de um cliente mal-intencionado”.
A Minuto Seguros, corretora online com atendimento humanizado, já utiliza a plataforma da Clearsale e tem conseguido resultados significativos em sua operação. Marcelo Blay, sócio-fundador e CEO da empresa, conta que ter uma visão mais ampla sobre os consumidores pode, por exemplo, diminuir as taxas de sinistralidade na modalidade de seguro auto. “Estamos falando de um segmento extremamente desafiador, no qual é necessário considerar inúmeras peculiaridades entre um cliente e outro. Ter ferramentas que facilitam esse processo e diagnósticos mais profundos ajuda a impulsionar o setor de seguros como um todo. Já temos casos de redução de sinistro de 20% em algumas seguradoras.”, finaliza.
Conheça o Digital Insurance Index.