O lucro da operação de Seguros, Previdência e Capitalização do Itaú Unibanco atingiu R$ 562 milhões no 3º trimestre de 2011, crescimento de 29,2% em relação ao trimestre anterior, considerando a participação de 30% que a instituição mantém na Porto Seguro. O resultado corresponde a 14,3% do lucro líquido recorrente do Itaú Unibanco no período. Foi a maior participação trimestral do segmento no resultado do banco neste ano.
“Temos o desafio para este e os próximos anos de ampliar nosso resultado e nossa participação no mercado”, afirma Marcos Lisboa, vice-presidente da Área de Seguros, Previdência e Capitalização do Itaú Unibanco. “O mercado de seguros tem muito espaço para se expandir no Brasil, pois representa menos de 5% do PIB”, comenta.
São destaques no subsegmento de Seguros a carteira de vida e acidentes pessoais, que corresponde a mais de 50% dos prêmios ganhos, e a de garantia estendida, por meio da Garantec, que equivale a mais de 20% dos prêmios ganhos e no qual é líder de mercado, além da manutenção da liderança em seguros para grandes empresas.
Para Lisboa, o crescimento da operação está crucialmente ligado a uma relação transparente com os clientes. “No centro de nosso desafio está o bom atendimento ao cliente, transparência, simplificação de contratos e de produtos. Precisamos vender exatamente o que o cliente deseja, estreitar o relacionamento com os segurados, estar próximos de suas necessidades, para que estejam protegidos contra os riscos adversos que lhes sejam mais relevantes.”
O Itaú mudou a forma de comunicar seu produto de capitalização. Em julho, lançou o novo PIC, voltado a quem gosta de concorrer a prêmios, com pagamento mensal ou único, de acordo com o perfil de cada cliente. No acumulado de janeiro a setembro de 2011, 1.501 clientes foram sorteados, dividindo uma premiação total de R$ 24,5 milhões.
O índice de eficiência da operação de seguros, previdência e capitalização do Itaú Unibanco melhorou 4,9 pontos percentuais no 3º trimestre, atingindo 34,9%. O RAROC – retorno sobre o capital alocado, importante indicador do segmento – ficou em 38,4%, com melhora de 7,3 ponto percentual em relação ao 2º trimestre.
G.F.
Revista Apólice
Mapfre analisa o futuro dos seguros na Inteligência Artificial
A Mapfre, companhia global do mercado segurador e financeiro, divulgou um estudo que analisa o futuro dos seguros até 2035...