As inscrições para a edição 2016 do Concurso de Contos promovido pela Fundación Mapfre já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro.
Realizado há três anos pela instituição em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), a iniciativa traz algumas novidades: além do novo tema, “Eduque seu Mundo”, o concurso está sendo realizado pela primeira vez de forma simultânea na Espanha e América Latina, totalizando 19 países, entre eles Brasil, Argentina, Chile e Espanha.
Criado para incentivar jovens e crianças com idades entre seis e 18 anos a refletir sobre o futuro e a importância da educação para alcançá-los, o concurso é direcionado para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas ou privadas, de organizações não-governamentais e demais espaços educativos.
Em seus textos, os participantes precisam imaginar um mundo melhor, contado a partir de histórias sobre prevenção de acidentes e segurança viária; solidariedade, inclusão social e educação; arte como forma de conhecimento; cultura de seguros e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Entre os prêmios oferecidos pelo concurso estão laptops, tablets, câmeras digitais, bicicletas e materiais educativos, contemplando premiando não só os alunos, mas também as escolas e seus professores, educadores, pais ou responsáveis.
A seleção dos vencedores será dividida em duas fases: inscrição e votação pública e júri selecionado. Na primeira fase, que vai até 15 de novembro, a seleção dos contos acontece mediante a votação popular pela internet. Quanto antes o conto for inscrito, mais tempo o participante tem para angariar votos.
Já na segunda etapa, os 20 contos mais votados de cada país, sendo 10 contos do Ensino Fundamental e 10 contos do Ensino Médio, serão selecionados por um júri escolhido pela Fundación Mapfre, que avaliará os textos finalistas, elegendo um ganhador em cada categoria: ensino fundamental e ensino médio. O anúncio dos vencedores acontecerá em dezembro.
As inscrições devem ser feitas pelo neste link e efetivadas por um adulto responsável (pai, mãe, educador, professor etc).
L.S.
Revista Apólice